Primeiros socorros no trânsito

Diariamente vemos notícias nos jornais sobre acidentes no trânsito. Eles acontecem tanto na cidade quanto nas estradas. Os motivos são os mais diversos velocidade acima do permitido, falta de atenção, condições climáticas, problemas mecânicos, estradas ruins, etc. Nesse momento é preciso ser rápido e pedir ajuda e se possível prestar os Primeiros Socorros.

Grande parte das pessoas não se sente à vontade socorrendo alguém. É uma situação delicada pensar que a vida de outro ser humano depende de você. Socorrer uma vítima não é tão simples quanto parece é preciso atenção, calma e treinamento.

Alguns ferimentos à primeira vista podem parecer superficiais e somente um profissional poderá dizer com certeza se algum órgão foi afetado. Tem interesse em saber mais sobre Primeiros Socorros? Continue lendo.

O que são Primeiros Socorros no trânsito?

Primeiros Socorros é o atendimento inicial e temporário até que chegue o socorro profissional (bombeiros, SAMU, polícia, etc.). Esse é um dos tópicos presentes na prova de quem vai tirar CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Todo condutor habilitado deve saber o mínimo necessário sobre o tema, a fim de garantir sua própria segurança e a dos demais. De acordo com a lei é obrigatório prestar socorro durante um acidente de trânsito sempre que possível, caso contrário define-se omissão de socorro.

    “Art. 177. Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes:
    Infração – grave;
    Penalidade – multa.”

Por que saber Primeiros Socorros?

Sempre ouvimos alguém comentar sobre um acidente, vemos na televisão mas dificilmente pensamos que poderíamos passar por essa situação. O que fazer naquele momento? Quem chamar? Qual a ordem dos procedimentos?

São questões difíceis de serem respondidas por um indivíduo que está em choque e não tem ideia do que fazer primeiro. Esse é um dos motivos para sempre ler sobre o assunto, buscar atualizações, além de manter o kit de socorros no veículo. 

Muitas vezes a diferença entre perder ou salvar uma vida está no tempo que levamos para chamar os bombeiros ou mesmo evitar que a vítima fique próxima à uma explosão.    

Primeiros Socorros no trânsito

  • * sinalize o local;
  • * ligue para emergência;
  • * converse com o acidentado;
  • * verifique a respiração da vítima;
  • * verifique se existe vazamento;
  • * evite aglomeração;
  • * mantenha a calma.

As leis mudam, as exigências se tornam mais rígidas, por esses e outros motivos é importante que o condutor esteja sempre se atualizando. Fazendo reciclagem e buscando saber novas formas de ajudar uma vítima de acidente.

O ISC oferece o curso de Primeiros Socorros entre em contato e saiba mais detalhes.