Porque ter noções de Primeiros Socorros?

Primeiros SocorrosAcidentes podem ocorrer em qualquer ambiente seja em casa, no trabalho, na estrada, ou mesmo na rua. Muitas vezes o que diferencia um acidente do outro é a rapidez com que as vítimas são socorridas. Essa eficiência só é possível quando quem presta socorro possui conhecimento e atende prontamente a vítima.

Primeiros socorros são as primeiras providências que devem ser tomadas no local do acidente. É um atendimento inicial e rápido até que chegue socorro profissional. Quem os presta deve ter total responsabilidade e atenção em todos os procedimentos que realizar.

O objetivo dos Primeiros Socorros é estabilizar o estado da vítima, permitindo que ela possa aguardar por socorro especializado sem sofrer sequelas. É importante lembrar que além do conhecimento técnico que presta socorro deve manter a calma e afastar pessoas que estejam atrapalhando o local.

Primeira análise

* Verificar se a vítima está consciente;
* Abrir as vias respiratórias;
* Verificar a respiração;
* Verificar os batimentos cardíacos;
* Se a vítima estiver inconsciente aplicar colar cervical.

Segunda análise

* Examinar a vítima da cabeça aos pés;
* Se for possível questionar a vítima;
* Se houver testemunhas questioná-las também.

São poucas as pessoas que sabem como proceder diante dessa situação, muitas estão despreparadas, são inseguras, não possui experiência ou ainda têm medo de não conseguirem prestar atendimento de forma satisfatória.

Porque ter noções de Primeiros Socorros?

Prestar os Primeiros Socorros é enfrentar uma situação atípica, agindo de forma rápida e eficiente. É uma vida que depende de nós devemos manter o controle da situação e evitar ações precipitadas que possam causar danos adicionais a vítima.

Devemos lembrar que Primeiros Socorros é uma medida paleativa, momentânea, e que independente se a situação é aparentemente grave ou não o SAMU, Corpo de Bombeiros e outros órgãos responsáveis devem ser chamados e a vítima deve receber atendimento médico.