Porque é preciso fazer o curso de NR 10?

Porque fazer o curso da NR 10É fato que para desempenhar um trabalho de qualidade é preciso estudar, se especializar, e se manter atualizado em relação tanto ao mercado de trabalho quanto às exigências da área em que atuamos. Quando falamos sobre Segurança do Trabalho não é diferente, pois ela tem como principal objetivo minimizar os riscos de acidentes e garantir a integridade e saúde dos colaboradores.

As NRs desempenham um importante papel neste ambiente, pois elas instruem os funcionários nas mais diversas atividades, seja trabalhando em portos, indústrias, construção civil, produção de alimentos, e outras áreas. Cada profissional deve estar bem preparado, de forma a conhecer o ambiente em que trabalha e assim evitar que ocorram acidentes.

Além da formação profissional as NRs atendem uma determinação legal do Ministério do Trabalho a qual prevê que a empresa ofereça um ambiente livre de riscos. Por outro lado exige que os profissionais sejam certificados o que garante que estes conheçam máquinas, equipamentos e a rotina do seu setor, assim como de toda a empresa.

Conforme estudos é possível verificar que grande parte dos acidentes ocorre devido a negligência do ser humano, sendo assim, muitos poderiam ser evitados. Para combater esse alto índice de acidentes é preciso por em prática o que é abordado por cada norma, como por exemplo a NR 10 que regula as atividades que envolvem instalações elétricas.

Outro fator que gera acidentes é a falta de planejamento, muitas empresas contratam terceiros para realizar certo tipo de atividade no entanto não se preocupam em mostrar sua rotina, como funciona cada setor, e isso faz com que muitas vezes o contratado chegue na empresa somente com a preocupação de realizar seu serviço e ir embora não tomando os devidos cuidados. Sendo funcionário ou terceiro os procedimentos de segurança devem sempre ser seguidos, assim como análise de ambiente, uso de EPIs, e demais cuidados necessários.

O profissional que não tiver conhecimento na área pode sofrer diversos riscos de origem elétrica, tais como choque elétrico, campo elétrico e campo eletromagnético. Além de riscos de queda quando levam choque, quando na utilização de forma incorreta de equipamentos como escadas e plataformas, falta de EPIs, de sinalização, e o mais importante treinamento.

O profissional precisa fazer o curso de NR 10 básico pois traz diversos benefícios tais como conhecimento da área, preparação para atuar na área, para delimitar áreas de risco, conhecimento de área sinalizada, conhecimento do uso de EPIs, preparação para orientar outros colegas de trabalho, todos esses fatores auxiliam na diminuição de acidentes de trabalho.

O ISC oferece o curso de NR 10 de diversas maneiras: on line, semi presencial e In Company, entre em contato conosco e solicite mais informações. Nosso atendimento é feito por e-mail, chat e 0800.