Por que é importante adotar o PPRA?

A NR-9 determina a obrigatoriedade do PPRA nas empresas. O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais tem como objetivo garantir a integridade e segurança do trabalhador no que diz respeito aos riscos químicos, físicos e biológicos encontrados no ambiente de trabalho.

Uma das responsabilidades da empresa é proporcionar um ambiente seguro aos funcionários, diminuindo os riscos de acidentes, oferecendo EPI's de qualidade, treinamentos e orientações sempre que houver necessidade. O PPRA usa informações do Mapa de risco para determinar novas estratégias de segurança e assim diminuir o número de acidentes.

Informações que devem constar no PPRA

  • - planejamento anual onde serão registrados metas, prioridades, resultados não alcançados no ano anterior e atividades para o ano corrente;
  • - descrição dos métodos que serão usados para alcançar tais metas;
  • - mensurar medidas de segurança que estão sendo usadas, quais deram certo e se haverá mudanças.

A elaboração do PPRA é obrigação do SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, porém se a organização não contar com essa equipe poderá contratar uma empresa terceira para realizar o serviço.

O objetivo principal do PPRA é eliminar ou reduzir os acidentes que ocorrem todos os anos, por isso é importante que seja um compromisso não só da empresa, mas de cada funcionário. É necessário que haja treinamento específico, que o trabalhador esteja num ambiente seguro e que saiba como agir nas mais diversas situações.

Mais importante que avaliar os acidentes que ocorreram num determinado período é conseguir implementar mudanças que evitem que eles aconteçam de novo. Pode ser necessário alterar layout de alguns setores, trocar móveis, mudar posição de máquinas, usar diferentes tipos de EPI's, etc. São iniciativas que mostrarão resultados ao longo do tempo. 

Para mais informações sobre o curso da NR-9 entre em contato com o ISC e solicite mais detalhes. Nosso atendimento é feito por telefone, e-mail e 0800.