Qual a importância do PPRA para as empresas?

A NR 9 é a Norma Regulamentadora que prevê o uso e aplicação do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Ele é obrigatório em todas as empresas e tem como objetivo preservar a saúde e integridade física dos colaboradores durante sua jornada de trabalho.

Mesmo com toda fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho e sendo obrigatório por lei ainda há muitas empresas que desconhecem ou não fazem melhorias baseadas no que foi levantado no preenchimento do PPRA.

O que é o PPRA?

O PPRA é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Na sua elaboração é possível identificar riscos e, a partir dessas informações propor mudanças no local de trabalho que beneficiem o trabalhador e torne o ambiente mais seguro.

Qual a importância do PPRA?

Todas as empresas de maneira geral oferecem riscos aos seus trabalhadores. Este programa visa avaliar quais são esses riscos e propor mudanças. É importante que a empresa coloque em prática as discussões levantadas no PPRA. Essas medidas podem reduzir o número de acidentes.

Quem deve elaborar o PPRA?

O PPRA deve ser elaborado pelo Técnico de Segurança do Trabalho, desde que esteja habilitado para tal função.

Quais os riscos avaliados pelo PPRA?

O PPRA possibilita detectar riscos físicos (ruídos, radiações, temperaturas extremas), químicos (névoas, poeiras, gases) e biológicos (vírus, bactérias, fungos).

Durante seu preenchimento são detectados riscos do ambiente de trabalho ou de determinada função. Trabalhar numa câmara fria, por exemplo. Nesse caso o trabalhador é exposto a baixas temperaturas e precisa de vestimentas adequadas. Por outro lado, trabalhar num ambiente mal iluminado impossibilita o trabalhador enxergar com clareza o que está fazendo. Esses são alguns exemplos do que é avaliado pelo PPRA.

Quais são as etapas do PPRA?

  • • antecipação e reconhecimento dos riscos;
  • • definição de metas e prioridades de controle;
  • • análise dos riscos iminentes aos profissionais;
  • • implementação de medidas de controle e verificação de sua eficácia;
  • • acompanhamento da exposição aos riscos.

Infelizmente muitas empresas fazem todo levantamento e depois arquivam o documento até a próxima avaliação. É imprescindível que a empresa coloque em prática as decisões tomadas a partir do PPRA. Além de ter um método de mensurar seus esforços.

É possível verificar rotatividade, produtividade, aumento/diminuição de acidentes, clima organizacional, e outros aspectos que fortifiquem essa iniciativa. Os trabalhadores devem ser envolvidos, eles precisam sentir-se parte dessa mudança.

Você conhece a sigla PPRA? Já houve na sua empresa diálogos sobre o assunto? Compartilhe suas experiências deixando um comentário ao final desse texto.