Permissão para trabalho com inflamáveis na NR20

Nr 20A NR20 define como líquido inflamável todo aquele que possua ponto de fulgor inferior a 70ºC (setenta graus centígrados) e pressão de vapor que não exceda 2,8 kg/cm² absoluta a 37,7 ºC (trinta e sete graus e sete décimos de graus centígrados).

Os tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis devem ser constituídos de aço ou concreto, a menos que a característica do líquido requeira material especial, segundo normas técnicas oficiais vigentes no país (subitem 20.2.2.).

Permissão de trabalho

Na NR20, a permissão de trabalho é uma espécie de autorização formal e compartilhada. Essa autorização é normalmente obtida por meio de um planejamento, para a execução de uma atividade não rotineira, de um evento de inspeção e manutenção.

Tal evento ocorre em um período pré-determinado em que haja a necessidade de se tomar um conjunto de medidas de controle. É preciso considerar os aspectos de saúde, segurança e meio ambiente que impactam, de uma forma ou de outra, sobre a integridade dos trabalhadores (subitem 20.8.8).

Instrução de trabalho

A instrução de trabalho na NR20 (subitem 20.8.8.1) trata-se de uma descrição formal, sequencial e muito detalhada, onde o passo a passo das atividades rotineiras de um evento de inspeção e manutenção é feito.

Assim como os aspectos de segurança, saúde e também meio ambiente, que impactam sobre a integridade dos trabalhadores. A nomenclatura atribuída a este documento pode variar de empresa para empresa.

Entretanto, seu conteúdo deve sempre atender às premissas definidas neste item. O prontuário deve necessariamente conter o registro da nomenclatura adotada (NR 20.8.8.1).

Continue acompanhando nossas postagens e fique por dentro de todas as atualizações do nosso setor. Vale lembrar que em caso de dúvidas, sugestões ou esclarecimentos é possível entrar em contato conosco. Será um enorme prazer poder atendê-lo.