O que são primeiros socorros?

O que sao primeiros socorros - Instituto SCQuando o ser humano sofre algum tipo de acidente são necessários procedimentos para garantir que as sequelas sejam as menores possíveis, esses procedimentos são chamados primeiros socorros. Eles garantem num primeiro contato a verificação do pulso, de possíveis hemorragias, lesões e podem diminuir de forma considerável o risco de morte.

Por isso é tão importante que numa situação de risco as pessoas envolvidas tenham conhecimento sobre primeiros socorros. É possível salvar uma vida se a vítima for socorrida em tempo hábil. Importante lembrar que os primeiros socorros não substituem a avaliação de um profissional da área, como um médico por exemplo.

Os primeiros socorros envolvem diversas situações, tais como: transporte de vítimas, parada cardiorrespiratória, queimaduras, cortes e fraturas. Cada situação em particular exige seus próprios procedimentos, sendo assim o socorrista precisa ter preparação adequada.

O socorrista precisa estar ciente da criticidade do acidente e das medidas que devem ser adotadas ao presenciar essa situação, tais como:

  • - primeiro se aproximar da vítima;
  • - analisar o ambiente;
  • - afastar pessoas curiosas;
  • - garantir que o ambiente fique seguro;
  • - avisar bombeiros, polícia, e demais órgãos;
  • - avaliar o estado da vítima;
  • - prestar socorro conforme gravidade;
  • - se a situação permitir, remover a vítima com segurança.

Um dos itens mais importantes é verificar se o ambiente ainda oferece risco para o acidentado e pessoas próximas, como nos casos de incêndio, desabamento, inundação, contaminação por material radioativo, derramamento de substâncias tóxicas, entre outras. Nesses casos, além de garantir atendimento e segurança para a vítima, é preciso manter o local seguro, sem risco de novas vítimas.

Os primeiros minutos de um acidente são os mais importantes, eles podem garantir a vida ou a morte da vítima. Por isso, só quem realmente tem conhecimento de primeiros socorros pode se habilitar a prestar ajuda, caso contrário, a situação pode ficar mais grave e trazer consequências.

O ISC oferece em sua grade diversos cursos, entre eles o Curso de Primeiros Socorros, o qual o habilita e certifica a prestar socorro em situações de emergência. Entre em contato conosco através do site, 0800 ou e-mail, estamos prontos a atendê-lo.