DDS: O que você precisa saber sobre Diálogo Diário de Segurança

Você sabe o que é DDS? Todos sabemos que acidentes no trabalho podem, infelizmente, acontecer. Seja por falta de comunicação, treinamento, negligência, ou mesmo desconhecimento dos riscos.  E por isso existem diversos mecanismos para preveni-los ao máximo.

Muitas empresas ainda contratam trabalhadores sem capacitação ou formação na área em que vão atuar. Daí a importância do Diálogo Diário de Segurança.

O DDS (Diálogo Diário de Segurança) é eficiente porque coloca frente a frente liderança e liderados, ou seja, a empresa expõe os riscos do trabalho e em contrapartida o trabalhador compartilha suas dúvidas e sugestões.

É uma troca que tem como objetivo final reduzir o número de acidentes e tornar o ambiente mais seguro.

Neste artigo vamos falar mais sobre o assunto. Continue lendo e saiba mais!

Mantenha as certificações da sua equipe em dia! Saiba mais sobre o curso de Análise Preliminar de Riscos na ISC!

O que é DDS?

O DDS (Diálogo Diário de Segurança) é uma ferramenta que diversas empresas utilizam para promover o diálogo sobre segurança e estreitar a comunicação com os trabalhadores.

Durante esse momento é possível discutir sobre prevenção de acidentes, doenças ocupacionais, cuidados com o meio ambiente e outras informações que o Técnico de Segurança julgue pertinentes.

Leia também: História da Segurança do Trabalho: Saiba como iniciou no Brasil!

 

Para que serve o DDS?

Com a aplicação do DDS é possível prevenir doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Afinal, ele serve para reforçar a importância de seguir os protocolos de segurança, como o uso dos equipamentos de proteção individual.

 

O que falar no DDS? 5 Temas para implementar

Assim como qualquer outra reunião dentro da empresa, o DDS exige que os temas sejam preparados de forma antecipada.

Além disso, também é importante treinar adequadamente as lideranças, incentivar e controlar a frequência de participação dos colaboradores. E ainda adotar uma linha de diálogo que inclua todas as pessoas presentes, afinal, trata-se de uma conversa e não uma apresentação estática.

Também é necessário ter cuidado para não tornar os diálogos cansativos. O ideal é que a roda de conversa seja feita no começo da jornada de trabalho, e tenha uma duração que não extrapole 15 minutos.

E quanto aos temas, podem ser abordados os seguintes:

  1. Uso dos equipamentos de segurança coletivos e individuais: o uso dos EPIs e EPCs é fundamental para assegurar o bem-estar físico dos trabalhadores e deve ser feito religiosamente;

  2. Uso das ferramentas de trabalho: os trabalhos que envolvem o uso de ferramentas específicas também devem ser discutidos no DDS e o funcionários definitivamente treinados dentro das normas ;

  3. Hábitos saudáveis de higiene corporal: a higiene ocupacional deve ser seguida a risca para evitar qualquer desconforto;

  4. Organização e respeito aos protocolos de trabalho: a organização deve ser a base de qualquer procedimento laboral, sendo importante reforçar isso sempre através através de ações afirmativas, como o DDS;

  5. Saúde mental: a saúde mental dos colaboradores deve ser sempre pauta.

Dicas bônus

Além desses, a empresa ainda pode inclui no DDS temas como:

  • Perigo x risco (diferenças);

  • Incidentes, quase-acidentes, susto;

  • Primeiros Socorros;

  • Controle de ruído;

  • Iluminação no ambiente;

  • Prevenção de incêndio.


 

Como implementar o DDS em sua empresa

O primeiro passo para aplicar o procedimento é explicar aos trabalhadores o que é o DDS e comunicar que ele será realizado todos os dias antes do começo das atividades laborais.

Em seguida, determine as pautas que serão abordadas na roda de conversa. O ideal é que os temas sejam escolhidos e organizados com antecedência, para que o diálogo seja devidamente embasado.

Depois disso, instrua os participantes a prestar atenção nas informações que estão sendo dadas.

Crie mecanismos para que o DDS se torne um ponto interessante do dia.

Uma possibilidade para isso, é trazer exemplos reais e que os funcionários possam se ver e se identificar.

 

Como fazer um bom DDS

A base para um bom DDS é, como o próprio nome já diz, o diálogo. Lembre-se sempre de deixar um espaço para dúvidas e sugestões. É fundamental que o colaborador se sinta confortável e ouvido.

É importante ressaltar que esse diálogo precisa ser registrado. A empresa deve documentar para fins legais que os funcionários foram orientados sobre os riscos e seguem as NRs conforme exigido pelo Ministério do Trabalho.

 

Quais os benefícios do DDS

benefícios do dds

Existe uma lista de benefícios com a aplicação correta do DDS, como:

  • torna o ambiente mais favorável ao trabalho em equipe;

  • reduz acidentes de trabalho;

  • melhora o clima organizacional;

  • aumenta a produtividade;

  • propicia troca de ideias e aprendizado;

  • melhora a comunicação e a divulgação de informações.

Entretanto, todas essas medidas não serão realmente efetivas se os trabalhadores não estiverem perfeitamente treinados para as suas respectivas tarefas. E para isso é preciso investir em cursos preparatórios.

Mantenha as certificações da sua equipe em dia! Saiba mais sobre o curso de Análise Preliminar de Riscos na ISC!

 

Conclusão: diálogo é a chave de tudo!

Agora que você já sabe que é DDS, pode estruturar o procedimento na sua empresa e investir mais na segurança e bem-estar dos seus colaboradores através de uma medida simples: o diálogo.

Gostou do conteúdo? Aproveite e leia também: Plano de Segurança do Trabalho: o que é, importância e como montar?