O que é o eSocial Empresas?

Atualmente as empresas registram procedimentos relativos a contratação, demissão, CAT, cursos e diversas outras informações em sistemas distintos. O eSocial apresentado pelo Governo Federal tem como principal objetivo unificar todos esses dados e tornar mais fácil a consulta sobre um determinado funcionário.

As principais mudanças começaram a 4 anos mas eram opcionais. A partir de janeiro desse ano se tornaram obrigatórias para algumas empresas. Nos meses de julho/agosto outras entrarão em vigor e serão obrigatórias para as demais empresas. 

O que é o eSocial?

O eSocial é um projeto do Governo Federal que visa unificar todas as informações que são repassadas à Receita Federal, Ministério do Trabalho e Caixa Econômica Federal. Ele faz parte do SPED (Sistema de Escrituração Pública Digital).

Hoje muitos dados são recolhidos em forma de documentos (vias, papéis, formulários) com a implementação do eSocial esses mesmos dados serão recolhidos numa única plataforma.

Obrigatoriedade

O eSocial foi criado em 2014 porém seu uso ainda não era obrigatório. De acordo com o Governo há um calendário a ser cumprido. Desde junho de 2017 empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões começaram a usá-lo. Porém em janeiro de 2018 seu uso passou a ser obrigatório.

Nessa segunda etapa entram as demais empresas, microempresas e MEIs. A obrigatoriedade está prevista para este mês, sendo assim é importante que a adequação comece o mais rápido possível.

Alguns dados relevantes no eSocial

  • - admissão/desligamento;
  • - alteração de salário;
  • - aviso prévio;
  • - atestados de saúde;
  • - comunicação de acidente de trabalho (CAT);
  • - monitoramento de saúde do trabalhador;
  • - controle de treinamentos em segurança do trabalho (NRs); entre outros.

É importante salientar que empresas que não se adequarem a essas mudanças correrão o risco de ter informações divergentes daquelas em poder do Governo e também ser multada.

Para saber mais sobre o eSocial acompanhe nosso blog. Estaremos trazendo todas as informações importantes sobre essa mudança. Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário. Lembre-se de compartilhar esse texto nas redes sociais.