O que é NR 35? A sua importância no mercado de trabalho

Profissão de risco? Capacite-se agora!

O que é nr 35?

Para aqueles que ainda não sabem quais são as tratativas da norma nr 35 o que é e o que determina, não fique assustado, esta regulamentação entrou em vigor em 2012, portanto é ainda considerada recente, porém todo o profissional que trabalha em altura deverá obrigatoriamente ter o certificado e saber todas as normas de segurança contida na norma que prevê o bom planejamento, a execução e a organização de toda a atividade em altura.

A nr 35 determina requisitos mínimos para a proteção do trabalhador que executa trabalho em altura, esta norma busca tornar o exercício seguro, determinando procedimentos adequados para todos os envolvidos na atividade, tanto para profissionais quanto para empregadores.

Se você é um profissional que realiza trabalho em altura, certamente reconhece a importância de ter em sua base de conhecimento, a certificação obrigatória da norma regulamentadora nr 35, outorgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A norma visa garantir e proteger o profissional no exercício da profissão, que é considerada de risco.

Para quem tem dúvida, é considerado trabalho em altura, atividades efetuadas partir de dois metros (2,00m) da base principal.

Os principais atributos da norma nr 35 é conferir ao profissional da área mais segurança e capacitação para lidar com as situações de risco de queda e tornar-se um balizador, ou seja, um referencial para que empregadores possam seguir e assim oferecer todas as ferramentas obrigatórias e um ambiente adequado para o bom desempenho de suas equipes de atuação em altura.

Portanto, se você ainda não obteve o certificado, faça já o curso nr 35 e esteja preparado para exercer as atividades de acordo com o estabelecido e exigido pelo MTE.

Veja a seguir, alguns elementos da norma nr 35:

- Utilização correta dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual);
- Utilização correta de sistemas de ancoragem;
- Emergência e Salvamento em caso de quedas;
- Análise de risco;
- Inspeção de cordas, entre outros requisitos.

Portanto, todo o profissional deve estar atento e garantir o certificado e assim, estar adequadamente de acordo com a norma regulamentadora e saber todos os elementos contidos na nr35 o que é, e os motivos de ser tão importante para a prática da atividade em altura.

O profissional que não estiver certificado e sem ter o conhecimento sobre o que é nr35, certamente, estará fora dos termos que regulamentam o trabalho em altura. Por isso, não perca tempo e invista na sua vida profissional! Garanta melhores condições de trabalho e emprego.

O certificado NR 35 é obrigatório

O curso para a obtenção do certificado nr 35 de trabalho em altura tem duração de 8 horas para trabalhadores e 40 horas para supervisores, obrigatório para aqueles que exercem a supervisão do trabalho em altura (empresas, entidades públicas ou supervisores). O conteúdo programático contém todas as normas e regulamentações recentes sobre o que é nr 35 e também aplica técnicas de alpinismo prático.

O curso é válido por dois anos, por isso, todo o profissional deverá reciclar os conhecimentos a cada dois anos.

Se você é um profissional que é atento ao seu futuro, esteja capacitado com o certificado válido e saiba definitivamente o que é nr 35 e esteja pronto para atender as exigências do mercado de trabalho! Prepare-se para novas oportunidades em sua área!

Fonte: MTE