O que é NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

O que e NR 18 - Instituto SCEsta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

A NR 18 semelhante a outras NRs tem como objetivo garantir a segurança no ambiente de trabalho e manter a integridade e saúde dos funcionários nas mais diversas atividades.

O Brasil é considerado um dos países em que mais ocorrem acidentes na área de Construção Civil, o que leva os funcionários a sofrerem:

- quedas;
- cortes;
- soterramento;
- atropelamento;
- choque elétrico;
- queda de objetos (nos pés, cabeça, e outras partes do corpo); e
- projeção de corpos estranhos nos olhos.

Muitos desses acidentes podem ocasionar invalidez e até morte dos funcionários. Devido esse fato é de extrema importância que as empresas deste setor estejam empenhadas em apresentar melhorias nas condições de trabalho, como treinamentos a seus funcionários, equipamentos de proteção atestados pelo INMETRO, além de monitoramento de quais acidentes ocorrem com maior frequência.

Além dos acidentes mais comuns, a indústria da Construção Civil apresenta ainda riscos ambientais, tais como agentes físicos, químicos e biológicos, que podem também agredir a saúde do trabalhador.

AGENTES FÍSICOS

  • - ruídos;
  • - vibrações;
  • - alta ou baixa temperatura extremas.

AGENTES QUÍMICOS

  • - inalação de gases tóxicos;
  • - poeiras;
  • - pintura e uso de solventes.

AGENTES BIOLÓGICOS

  • - diversos tipos de escavações;
  • - bactérias, fungos, vírus;
  • - obras em baixa profundidade.

Em meio a tantos riscos, é necessário que a empresa desenvolva o PCMAT (Programa de condições e meio ambiente de trabalho), o qual deverá ser executado por profissional habilitado e que tenha amplo conhecimento de todas as fases da construção, e assim possa monitorar sua eficácia.

O ISC oferece em sua grade os mais diversos cursos para a formação de trabalhadores. Você é empresa ou trabalhador e tem interesse em conhecer nossos cursos, entre em contato conosco através do site, telefone ou chat.