O que é NR 13? Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações

O que e NR 13Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e saúde dos trabalhadores.

Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, com exceção dos refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

Alguns equipamentos não devem ser considerados caldeiras conforme NR 13, são eles:

  • - Trocadores de calor;
  • - Equipamentos com serpentinas sujeitas à chama direta ou a gases;
  • - Serpentinas de fornos ou de vasos de pressão que aproveitam o calor residual para gerar ou superaquecer vapor;
  • - Caldeiras que utilizam fluido térmico e não o vaporizam.

Conforme NR 13 constitui risco grave e iminente a ausência de qualquer um dos seguintes itens:

  • - Válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior à PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Admissível);
  • - Instrumento que indique a pressão do vapor acumulado;
  • - Injetor ou outro meio de alimentação de água;
  • - Sistema de drenagem rápida de água;
  • - Sistema de indicação para controle do nível de água.

Conforme NR 13 um vaso de pressão é considerado parte integrante de pacote de máquinas de fluido rotativas ou alternativas se:

1) A máquina principal for uma máquina de fluido rotativa ou alternativa, por exemplo, turbina, bomba, compressores, dentre outros; e

2) O vaso de pressão pertencer a um sistema auxiliar ao funcionamento da máquina de fluido com uma das seguintes finalidades: arrefecimento, lubrificação ou selagem, exceto o reservatório de ar comprimido de compressores.

Todos os locais em que hajam vasos de pressão, caldeiras e tubulações, exigem que sejam realizadas inspeções de segurança: inicial, final e extraordinária. Essas inspeções têm por objetivo a verificação do ambiente de trabalho de maneira a garantir a integridade e segurança do trabalhador.

Esta NR é uma das que são oferecidas pelo ISC. Conheça nossa nova plataforma e se matricule. Bons profissionais que adquirem conhecimento trabalham de forma a reduzir o número de acidentes em sua empresa.