O que é importante saber sobre Armazenamento de Materiais?

Ao tratar sobre o armazenamento de materiais, um dos pontos importantes é ficar atento à segurança dos trabalhadores. Por isso, a Norma Regulamentadora 11 estipula todas as regras que dizem respeito ao tema, facilitando o entendimento e a fiscalização dele.

Como o armazenamento de determinados materiais pode provocar riscos nos locais de trabalho, isso exige um cuidado especial. Seja o peso, o ambiente ou a forma de armazenamento, há muitos aspectos para se considerar e manter a segurança ao redor.

Principais diretrizes da NR 11 sobre o armazenamento de materiais

Com relação à NR 11, ela trata sobre o armazenamento de materiais, mas também sobre a abordagem e a movimentação deles. Ela foi regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego com a finalidade de prevenir acidentes de trabalho. Confira a seguir as suas principais diretrizes.

Elevadores de carga, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras

De acordo com a NR 11, tanto o recebimento dos materiais quanto o seu armazenamento devem ser feitos de forma segura, que não comprometa a segurança e a integridade física do trabalhador.

Nesse sentido, a Norma Regulamentadora estabelece que tanto os poços dos elevadores quanto o monta-cargas sejam cercados em toda a sua altura. Além disso, que todos os equipamentos de carga utilizados na movimentação dos materiais dentro do galpão sejam fabricados com materiais resistentes e seguros e mantidos em perfeito estado de conservação.

Cabos de aço, cordas, correntes, roldanas e ganchos

Dependendo do material a ser armazenado, para que ele ocupe o seu devido lugar no galpão é necessário içá-lo. Por isso, alguns acessórios também ganham atenção especial na NR 11, como os cabos de aço, as cordas, as correntes, as roldanas e os ganchos.

Para tornar o armazenamento de materiais seguro, eles devem ser inspecionados periodicamente. Peças defeituosas, por exemplo, devem ser substituídas imediatamente.

Carros de transporte

Já os carros de transporte exigem que operador tenha treinamento adequado para operar o equipamento, mas isso pode variar conforme o tipo. Para carros de transporte manuais, por exemplo, o treinamento deve ser promovido pela própria empresa. Já para operar carros de transporte motorizados, é preciso que o colaborador tenha habilitação.

Empilhamento e armazenamento de materiais

Enquanto isso, no que diz respeito ao empilhamento de materiais nos galpões, a NR 11 estabelece algumas regras. As pilhas de sacos devem estar de acordo com o nível de resistência do piso, bem como ao tipo de material estocado e suas embalagens. Ainda, devem possuir amarração adequada.

Além da logística de armazenamento, deve-se lembrar da sinalização. Caso o produto ofereça algum risco biológico, por exemplo, o acesso a ele deve ser identificado de forma correta.

Para lidar da forma correta com o armazenamento de materiais, é fundamental ler mais sobre a NR 11. Ela pode ser aplicada tanto em comércios quanto em indústrias e em ambos os casos garante a saúde e a segurança dos trabalhadores envolvidos na operação.