O que é DDS e porque é importante?

É sabido o quão importante é a cultura de Segurança do Trabalho assim como manter diálogo entre os funcionários a respeito desse assunto. O DDS (Diálogo Diário de Segurança) deve ser feito antes de iniciar as atividades, quando houver mudanças críticas e também para ouvir os funcionários.

Porque é importante?

Grande parte dos acidentes ocorre devido a falta de conhecimento. Seja porque um procedimento foi mudado, porque o empregado não participou do treinamento, ou mesmo esquecimento.

O DDS permite a troca constante de informações, atualização, fixação de detalhes que se dependesse apenas da integração ou treinamento das NRs todo conteúdo seria esquecido após algum tempo.

Vantagens do DDS

  • - reduz o número de acidentes;
  • - reduz o custo com assistência médica;
  • - melhora a produtividade;
  • - melhora o ambiente de trabaho;
  • - aumenta o comprometimento;
  • - aumenta a satisfação e segurança de todos os envolvidos.

Um detalhe que é importante lembrar é que DDS não precisa ser uma reunião extensa, "atrapalhar" o horário de trabalho, etc. Ele é de curta duração e não deve ultrapassar 10 minutos. 

Após a criação do DDS surgiram outras iniciativas igualmente importantes como o DDHSMA (Diálogo Diário de Higiene Segurança e Meio Ambiente) e o DDHS (Diálogo Diário de Higiene e Segurança).

Essa iniciativa permite que várias áreas conversem e troquem informações entre si de maneira a sempre melhorar a qualidade de vida na empresa diminuindo o número de acidentes, custo com doenças ocupacionais e afastamentos.

Antes dessa matéria você sabia o que era DDS? Na sua empresa adotam essa política? Conte sua experiência e compartilhe nas redes sociais.