NRs: Prevenção de acidente completa 40 anos

Aniversario das NRsNo último dia 08 as Normas Regulamentadoras (NRs) completaram 40 anos. Elas são responsáveis por definir as condições necessárias de segurança em cada setor. Por meio delas é possível determinar medidas de proteção e preservação da saúde do trabalhador.

Ao avaliar esse período é notável a redução do número de acidentes. Nos anos 1970, eram registrados em média 1,4 milhão de acidentes de trabalho, atualmente esse número caiu para 600 mil.

Ainda de acordo com o Ministério do Trabalho nos anos 70 a cada 1000 trabalhadores eram registrados 90 acidentes, em 2010 esse número caiu para 16. Uma melhora significativa no cenário nacional. Lembrando que o MTE tem acesso apenas aos acidentes registrados pela CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Atualmente o Ministério do Trabalho possui 36 Normas Regulamentadoras, entre elas a NR-35, NR-33, NR-7, NR-10, etc. Além das NRs há 9 grupos responsáveis por criar novas normas e/ou atualizar itens específicos.

Houve uma grande evolução ao longo dos anos com a implementação das NRs. Além de assegurar a saúde e segurança do trabalhador houve redução dos custos com afastamentos, substituições, invalidez, e outras despesas decorrentes de acidentes de trabalho.

Apesar da redução do número de acidentes muitas empresas ainda trabalham de forma ilegal e não fornecem condições de segurança aos seus empregados. Um dos objetivos da Canpat (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho) 2018 é intensificar os treinamentos, diálogos de segurança, uso de EPI's e outras medidas de segurança.

Muitos trabalhadores ainda desconhecem a função de cada placa de sinalização, as cores e áreas num mapa de risco, como proceder em caso de incêndio, ou mesmo qual a função da CIPA dentro da empresa em que trabalha.

Por isso é necessário que as empresas contratem profissionais habilitados, invistam em treinamentos, manuais, compra de EPI's de qualidade, e criar métricas para mensurar seus resultados no decorrer do ano.

Na sua empresa há espaço para diálogo sobre Saúde e Segurança do Trabalho? Você tem liberdade para contribuir com ideias e sugestões? Conte sua experiência nos comentários e compartilhe nas redes sociais.