NR10 e a proteção contra incêndio e explosão

NR 10, incendiosMuito se sabe que a grande maioria dos incêndios e explosões são originarias de instalações elétricas defeituosas. Dessa forma, para evitar esses tipos de riscos, todas as instalações precisam ser projetadas adequadamente.

E deve-se tomar as seguintes precauções: colocação de dispositivos automáticos de proteção contra sobrecorrente e sobretensão, além de outras complementares, conforme prescrição da NR10; proteção contra fogo e aterramento das instalações sujeitas à acumulação de eletricidade estática.

Os transformadores e capacitores localizados no interior de edificações destinadas ao trabalho deverão ser instalados em locais bem ventilados, construídos de materiais incombustíveis e providos de portas corta-fogo, de fechamento automático (subitem 10.2.3.2 da NR10).

Informações importantes

É válido lembrar que todas as edificações devem ser protegidas contra descargas elétricas atmosféricas, em especial, as prescrições referentes à localização, às condições de ligação à terra e à zona de atuação dos para-raios.

Os circuitos elétricos com finalidades diferentes, tais como telefonia, sinalização, controle e tração elétrica, devem ser instalados observando-se os cuidados especiais quanto à sua separação física e sua identificação.

As baterias fixas de acumuladores devem ser instaladas em locais ou compartimentos providos de piso de material resistente a ácidos e dotados de meios que permitam a exaustão dos gases.

Determinações da Norma

A NR10 determina que materiais, dispositivos, peças, equipamentos, assim como sistemas destinados à aplicação em instalações elétricas de ambientes com atmosferas potencialmente explosivas devem ser avaliados quanto à sua conformidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação, e sua proteção.

Essa NR determina também que os processos ou equipamentos suscetíveis de gerar ou até mesmo acumular eletricidade estática devem dispor de proteção específica e dispositivos de descarga elétrica. Continue acompanhando nossos posts para ficar por dentro das novidades do setor.