NR 6 - Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

EpisConforme determina a NR 6 o uso de EPI - Equipamentos de Proteção Individual é obrigatório em todas as empresas que possuam atividades que envolvam risco de acidente aos trabalhadores.

'EPI é todo equipamento de uso individual, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Quando não for possível eliminar o risco, ou neutralizá-lo por medidas de proteção coletiva, implanta-se o Equipamento de Proteção Individual - EPI.'

Assim como as demais NRs, esta Norma Regulamentadora determina que a empresa é obrigada a fornecer EPIs aos funcionários, manter em condições de uso e trocá-los sempre que houver necessidade.

Apesar do crescente número de acidentes há funcionários que ainda acreditam que podem trabalhar sem proteção, uns defendem que incomoda, outros que perde muito tempo para se vestir adequadamente para o trabalho, e aqueles que não vêem mesmo necessidade de usar pois possui anos de experiência.

É importante salientar que nenhum desses motivos é forte o suficiente para permitir a ausência de qualquer tipo de EPI, seja ele:

  • - capacete;
  • - luva;
  • - óculos de proteção;
  • - protetor auricular;
  • - botas, etc.

Os EPIs de forma isolada não fornecem proteção ao indivíduo, eles precisam estar associados à outras medidas de segurança, como aviso sonoro, placas, sinalizações em geral, etc.

Antes do funcionário iniciar suas atividades, a empresa precisa passar pra ele diversas orientações sobre o uso de EPI como usá-los apenas para a finalidade a que se destina, responsabilizar-se por sua guarda e conservação, usá-lo sempre que estiver trabalhando ou em área de risco, não levá-lo pra casa, não emprestar para outros funcionários, etc.

A empresa ainda é responsável por fornecer treinamento periódico no qual explique a função de cada EPI, sua importância, a redução no número de acidentes, e também abrir espaço para responder possíveis dúvidas do trabalhador.

O funcionário precisa trabalhar de maneira segura, para isso deve contar com todos os EPIs, para proteger a cabeça, as mãos, os pés, os olhos, as pernas, os braços, evitando cortes, lesões, quedas, e qualquer outra situação que resulte em afastamento ou morte.