NR 23 - A Propagação do Fogo e como Combater Incêndios

O que é FOGO?

Fogo, cientificamente chamado combustão, é a reação química entre o combustível e oxigênio do ar (comburente), face a uma fonte de calor. Os 4 elementos essenciais da combustão constituem o chamado 'Quadrado do Fogo'.

Se suprimirmos desse quadrado, um dos seus lados, eliminaremos o fogo. A partir disso, podemos definir 3 formas de eliminar a combustão:

a) Resfriamento: Quando se retira o calor;
b) Abafamento: Quando se retira o comburente;
c) Isolamento: Quando se retira o combustível.

Classe de Incêndio

Classe A
Compreende os incêndios em corpos combustíveis comuns: papel, madeira, fibras, etc., que quando queimam deixam cinzas e resíduos e queimam em razão de seu volume, isto é, em
superfície e profundidade. Necessitam para a sua extinção, o efeito de resfriamento: a água ou solução que a contenha em grande porcentagem.

Classe B
São os incêndios em líquidos petrolíferos e outros líquidos inflamáveis tais como a gasolina, óleo, tintas, etc., os quais, quando queimam, não deixam resíduos e queimam unicamente em função de sua superfície. Para sua extinção, usa-se o sistema de abafamento (extintor de espuma).

Classe C
Compreende os incêndios em equipamentos elétricos que oferecem riscos ao operador. Exige-se, para a sua extinção, um meio não condutor de energia elétrica (extintor de CO2).


Agentes Extintores

Os agentes mais empregados na extinção de incêndios são: água, espuma, gás carbônico e pó químico seco.

Água (H2O)
É o mais comum e muito usado por ser encontrado em abundância. Age por resfriamento, quando aplicada sob a forma de jato sólido ou neblina nos incêndios de Classe A, é difícil extinguir o fogo em líquidos inflamáveis com água por ser ela mais pesada que eles. É boa condutora de energia elétrica, o que a torna extremamente perigosa nos incêndios de Classe C.

Gás (CO2)
Gás insípido, inodoro, incolor, inerte e não condutor de eletricidade. Pesa cerca de 1,5 vezes mais do que o ar atmosférico e é armazenado, sob a pressão de 850 libras, em tubos de aço. Quando aplicado sobre os incêndios, age por abafamento, suprimindo e isolando o oxigênio do ar. É eficiente nos incêndios de Classes B e C. Não dá bons resultados nos de Classe A.

Pó Químico Seco (Pó)
O pó químico comum é fabricado com 95% de bicarbonato de sódio, micro pulverizado e 5% de estearato de potássio, de magnésio e outros, para melhorar sua fluidez e torná-lo repelente à umidade e ao empedramento. Age por abafamento e, segundo teorias mais modernas, age por interrupção da reação em cadeia de combustão, motivo pelo qual é o agente mais eficiente para incêndios de Classe B. Não conduz eletricidade e pode ser usado em fogo de Classe C. Contudo, deve-se evitá-lo em equipamentos eletrônicos onde, aliás, o CO2 é mais indicado. Não dá bons resultados nos incêndios de Classe A.

É preciso ter conhecimento de qual material está sendo incendiado, para que dessa forma o fogo possa ser combatido de maneira eficaz. É preciso que as empresas realizem constantemente simulações de incêndio para que os funcionários estejam preparados, sabendo quais são as saídas de emergência, de que forma evacuar os ambientes, e qual a forma mais eficiente de apagar o fogo.

Faça sua matrícula no curso de Combate a Incêndios por aqui >> Curso Básico em Combate a Incêndio e Brigadista

O ISC oferece em sua grade cursos que abordam o Combate a incêndios, desta forma se sua empresa ainda não realizou treinamento com seus funcionários, esta é uma excelente oportunidade. Entre em contato e saiba mais detalhes.