NR 20 Armazenar com segurança combustíveis líquidos inflamáveis

NR 20 Como Armazenar CombustiveisGrande parte das empresas e/ou indústrias realizam a compra de líquidos inflamáveis em grandes tambores o que exige conhecimento técnico sobre manuseio e armazenamento.

É fato que em muitas situações esses líquidos serão logo utilizados, sendo assim é preciso cuidado para armazenar os tambores vazios uma vez que, mesmo vazios podem causar incêndios e consequentemente acidentes de trabalho.

Entre o ambiente interno ou externo a empresa deverá sempre optar pela segunda opção, uma vez que oferece menos riscos aos trabalhadores do que se estivesse em um galpão ou ambiente semelhante.

Ao transportar os tambores para o lado de fora alguns cuidados são necessários, tais como evitar alta temperatura, como luz solar e outras fontes de calor. Outro fato importante é com relação a vedação, não pode haver vazamento, o tambor deve estar completamente vedado.

Caso seja notado que há vazamento ou contato com fontes de calor, o líquido deverá ser transferido para outro recipiente o mais rápido possível assim evitando explosões, incêndios e perigo aos trabalhadores.

Outro fato a ser observado pela empresa é o local escolhido para armazenamento, o qual deve ser verificado previamente, de forma a garantir mais segurança em todas as etapas de uso.

Todos os tambores independente do líquido devem conter rótulos, para que sejam facilmente reconhecidos e descartados quando necessário. Os trabalhadores por sua vez devem ter treinamento na área e conhecer os diversos tipos de inflamáveis, como também os procedimentos a serem seguidos caso ocorra algum acidente.

Cada combustível líquido possui um ponto de inflamação diferente, isso exige que eles sejam categorizados de acordo com essa informação. Quanto menor o ponto de inflamação, mais fácil ele pegará fogo.

Esse é um dos motivos pelos quais o trabalhador precisa ter passado pelo  treinamento da NR 20. Conhecimento técnico irá fornecer as informações necessárias para um trabalho de qualidade e redução dos acidentes com afastamento.

O ISC oferece diversos cursos em sua grade, entre eles o de NR 20. Se você trabalha na indústria, postos de gasolina, ou qualquer outra empresa que manipule líquidos inflamáveis e ainda não possui curso na área, entre em contato e solicite mais informações.