NR 10: os riscos do choque elétrico 

,

A NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Trabalhos com eletricidade são responsáveis por vários acidentes todos os anos em diversas empresas. Choque elétrico pode desestabilizar o ser humano durante uma atividade e provocar quedas, lesões e até mortes.

Quando falamos em Segurança do Trabalho precisamos ter em mente todos os esforços da CIPA e dos demais responsáveis por garantir e preservar a saúde e segurança do empregado. Esses esforços abrangem o uso de EPIs, EPCs, palestras, orientações pontuais e outras medidas que sejam necessárias.

O choque ocorre quando há passagem de corrente elétrica pelo corpo humano e conforme sua intensidade pode causar danos irreparáveis. Por isso faz-se necessário cuidado e atenção ao realizar qualquer atividade por mais simples que seja.

Como prevenir choque elétrico?

Água x eletricidade

Essa é uma das situações mais comuns em que pode ocorrer choque elétrico. Manutenção de postes, corte de madeira, uso de furadeiras, compressores, são atividades que se realizadas ao ar livre e/ou lugares que podem ter contato com água há risco de acidentes. É necessário o uso de botas, luvas, capacete e demais EPIs para conter o choque.

Fios

Fios desencapados são responsáveis por outra parcela de acidentes. É importante e necessário realizar manutenção constante e sempre que for verificada alguma falha. Empresas que possuem fiação muito antiga precisam efetuar a troca o mais rápido possível. 

Chave geral

Durante manutenção ou reparo a chave geral precisa ser desligada evitando assim contato com alta tensão. É importante verificar também se há passagem de corrente elétrica antes de iniciar qualquer trabalho.

Essas são algumas maneiras de evitar choque elétrico. Outras são necessárias de acordo com cada ambiente. Faça treinamento, participe de palestras e questione sempre que preciso. A prevenção é o melhor caminho para diminuir os acidentes.