NR 10 - Segurança em instalações elétricas

Riscos com energiasA NR 10 é uma Norma que estabelece as mínimas condições de trabalho a trabalhadores que possam interagir com instalações elétricas, assim como serviços de alta tensão. Essa Norma abrange qualquer trabalho dessa natureza em todas as etapas de um projeto, montagem, operação, construção, assim como a manutenção de instalações elétricas e outros trabalhos relacionados.
 
Essa NR assume intervenções com medidas preventivas, para controlar riscos elétricos e outros riscos que por eles podem ser causados. São utilizadas, para isso, medidas de análise de risco para garantir a segurança e a saúde no trabalho.  

Choque elétrico

O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica, através do corpo, utilizando-o como um condutor. Além do susto, essa corrente elétrica pode causar queimaduras leves ou mais prejudiciais.

A corrente elétrica também pode ocasionar fibrilação cardíaca, ou em alguns casos pode levar a morte. Existem 3 tipos de choques elétricos e os mais prováveis são aqueles que circulam da palma de uma das mãos à palma da outra mão, ou da palma da mão até a planta do pé.

Conheça as 3 categorias de choque elétrico

São 3 as categorias de choque elétrico. Continue acompanhando!

• Choque produzido por contato com corpo eletrizado

A duração desse choque é normalmente muito pequena, porém é suficiente para descarregar a carga da eletricidade contida no elemento energizado. Devido sua curtíssima duração, esse choque na maioria dos casos não provoca efeitos danosos ao corpo humano.

• Choque produzido por contato com circuito energizado

Nessa situação o choque ocorre pelo contato direto da pessoa com a parte energizada da instalação. O choque dura geralmente enquanto permanecer o contato e a fonte de energia estiver ligada. As consequências podem ser pequenas ou até irreparáveis.

• Choque produzido por raio (Descarga atmosférica)

O choque surge quando ocorre uma descarga atmosférica que entra em contato direto ou indireto com uma pessoa. Os efeitos desse choque são imediatos e podem ser fatais.

Para ficar sempre informado sobre o universo das NR’s ou assuntos relacionados à Segurança do Trabalho, continue acompanhando nossas postagens. Não se esqueça de deixar seu comentário abaixo.