Normas de Segurança do Trabalho - NRs de segurança do trabalho

Todas as normas de seguranca do trabalhoO que são as normas de segurança do trabalho?

As normas de segurança do trabalho, também conhecidas como normas regulamentadoras de segurança do trabalho (NR), representam um conjunto de exigências e condutas relacionado à segurança e saúde do trabalho.
As exigências e condutas devem ser seguidas por empresas particulares, públicas e, também, por órgãos do governo que tenham empregados registrados pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

 

Quantas são as normas regulamentadoras de segurança do trabalho?

As normas de segurança do trabalho surgiram em 1978 por meio da aprovação da Portaria 3.214, pelo Ministério do Trabalho. Atualmente o Brasil dispõe de 36 normas regulamentadoras da segurança do trabalho.

Os cursos do Instituto Santa Catarina

Com o intuito de informar e capacitar os alunos a cumprirem com os requisitos dispostos nas normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho, o Instituto Santa Catarina promove curso sobre as seguintes normas de segurança no trabalho:

Norma Regulamentadora 6

-NR-6 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - relacionados a todos os objetos, produtos e materiais que são usados como proteção a saúde e integridade do empregado.
Esse curso é voltado a todos os profissionais que atuam em ambientes ou manipulam materiais ou substâncias que possam colocar sua integridade física em risco.

Norma Regulamentadora 10

- Curso NR10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Essa norma refere-se às exigências mínimas de segurança e medidas preventivas que envolvem os trabalhos com eletricidade. Define, também, que somente trabalhadores capacitados e com treinamento específico podem atuar nessa área.

O curso para essa norma de segurança no trabalho é recomendado para todos os eletricistas e mecânicos que atuem direta ou indiretamente com eletricidade, além de encarregados, supervisores e outros.
Os cursos sobre a NR10 são válidos por dois anos. Após esse período, o trabalhador deverá fazer um curso de reciclagem.

 

Norma Regulamentadora 11

- NR-11 - Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.
Esse curso é indicado a todos os trabalhadores que trabalham com as atividades descritas acima e que precisam ser capacitados para operar empilhadeiras, elevadores de carga, talhas e outros equipamentos utilizados para essas finalidades. Há um curso específico para cada equipamento.

 

Norma Regulamentadora 12

- NR-12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Essa NR é particularmente importante por tratar dos procedimentos específicos de segurança para trabalhadores que operam os seguintes equipamentos:

  • Motosserras
  • Prensas e similares
  • Esmeril
  • Furadeiras
  • Roçadeiras
  • Betoneiras
  • Tratores
  • Equipamentos para açougue e mercearias
  • Equipamentos de panificação
  • Equipamentos para a fabricação de calçados, entre outros.

Portanto, esse curso é indicado para todos os trabalhadores que operam, realizam manutenção e inspeções nesses equipamentos.
 

Norma Regulamentadora 13

- NR-13 - Caldeiras, vasos de pressão e tubulações interligadas. Toda empresa, independentemente de seu porte, que utilize esses equipamentos devem fazer esse curso.
Os empregados que operam caldeiras e vasos de pressão devem fazer cursos específicos.

 

Norma Regulamentadora 20

- NR-20 - Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis.
Esse curso é obrigatório para as empresas, independentemente de seus portes, que trabalhem com inflamáveis e combustíveis. Todos os trabalhadores próximos e/ou que atuam diretamente com essas substâncias devem atender às exigências dessa norma.
São vários cursos, com durações diferentes:
Curso de integração: em toda admissão.
Curso básico: atualização a cada 3 anos.
Curso intermediário: atualização a cada 2 anos.
Curso avançado: atualização anual.

 

Norma Regulamentadora 33

- Curso NR 33 - Segurança e saúde no trabalho em espaços confinados.
Esse curso somente é obrigatório para empresas que possuam galerias, poços, cisternas, silos, tanques ou qualquer outro espaço caracterizado como confinado.
Vigias, supervisores e trabalhadores devem ser capacitados para trabalharem nesses espaços.

 

Norma Regulamentadora 35

- Curso NR 35 - Trabalho em altura. A NR 35 atualizada determina exigências mínimas de proteção para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores que exercem suas funções em uma altura superior a 2 metros.

Empresas e os trabalhadores que usem andaimes, escadas ou plataformas, bem como máquinas acima da altura disposta e com risco de queda, devem fazer esse curso.

A tradição e excelência em cursos das normas de segurança no trabalho que o Instituto Santa Catarina apresenta é o que garante a busca incessante de informar e capacitar seus clientes.