No RS, grande parte das vítimas de acidentes de trânsito no trabalho são caminhoneiros

Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostra que no Rio Grande do Sul as maiores vítimas de acidentes de trânsito são caminhoneiros. O que configura acidente de trabalho.

Para essa pequisa foram considerados os acidentes ocorridos quando o trabalhador tem uma função que envolve locomoção ou quando estava indo ou voltando do local de trabalho.

É considerado acidente de trabalho todo aquele que ocorre enquanto o trabalhador está executando sua função. Seja ela dentro ou fora das imediações da empresa.

Nos últimos 10 anos houveram quase 200 mortes de trabalhadores no exercício de suas atividades. Na região sul nesse mesmo período houveram quase 3.000 notificações de acidentes. No entanto, em 2017 o percentual de acidentes diminuiu 35%.

O que é Direção Defensiva

Direção Defensiva é dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.

É necessário conscientização e cuidado no trânsito afim de evitar acidentes.

Fique atento!

  • - Verifique se seu veículo tem condições de circular;
  • - Verifique se o percurso é seguro;
  • - Verifique se está em condições de dirigir.

Outros cuidados

  • - sempre verifique se todos os faróis estão funcionando;
  • - verifique o estado dos pneus estão bons (pneus carecas aumentam os riscos de acidentes);
  • - verifique a previsão do tempo caso esteja chovendo, com neblina, cerração ou granizo procure adiantar/atrasar a saída; 
  • - antes de fazer um trajeto mais longo faça revisão completa no veículo;
  • - evite dirigir se estiver com sono, se tiver bebido, tomado remédio que altere os reflexos e outras condições semelhantes; etc.

O conteúdo sobre Direção Defensiva é abordado quando o condutor faz o curso para tirar sua habilitação, no entanto o ISC possui esse curso em sua grade sendo possível estudar em qualquer época do ano.