Blog

Condições Adversas: O Que São e Quais os Principais Tipos?

30/06/2021 - - Categoria: direcao-defensiva



Você já ouviu falar em condições adversas? Se não, chegou a hora de conhecer esse conceito! 

Até porque a noção sobre ele te ajuda a entender como dirigir com mais cuidado e segurança. E isso vale para qualquer lugar do Brasil e do mundo. 

Quer saber todos os detalhes? Então, continue a leitura deste guia que a ISC Treinamentos preparou para te auxiliar! 

 

O Que São Condições Adversas?

As condições adversas são fatores que podem dificultar ou, ainda, interromper a condução do motorista — isso seja em uma via da cidade ou da estrada.

Além disso, também vale saber que as espécies de obstáculos podem ser provenientes da natureza, do modo de funcionamento dos veículos ou de ações/estados humanos. 

 

Quais São os Tipos de Condições Adversas?

A lista, a seguir, traz ao todo 10 condições adversas. Mas, afinal, por que é tão importante ter o conhecimento sobre tudo isso? 

O fato é que o nosso país, infelizmente, registra um número surpreendente de acidentes de trânsito todos os anos. 

Para se ter uma ideia, de acordo com Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv), no Brasil, uma pessoa morre a cada 15 minutos por causa de acidentes de trânsito

O alto índice poderia ser evitado se as pessoas tivessem mais conhecimentos e, claro, responsabilidades sobre as condições adversas. 

Dito isso, confira quais são os 10 fatores que todo motorista deve estar sempre atento:  

 

Condição Adversa de Luz

O primeiro caso é o da condição adversa de luz. Isso acontece tanto pela falta quanto pelo excesso de iluminação. 

Por muitas estradas e ruas brasileiras, os condutores encontram escuridão, o que dificulta bastante a direção do veículo. 

Já o oposto é quando o condutor está andando por uma via e percebe que o carro que vem na direção oposta está com o farol muito alto.

Ou, ainda, quando os raios solares estão bem intensos e direcionados para a visão do condutor (esses dois últimos casos, muitas vezes, podem até provocar a cegueira momentânea. 

Para evitar essas condições adversas, é necessário ter os faróis do próprio carro regulados para iluminar vias escuras; “dar sinal de farol” para o outro motorista diminuir o farol dele e usar óculos escuros. 

 

Condição Adversa de Tempo

Já os “obstáculos” relacionados ao tempo são causados por condições da natureza mesmo. Os exemplos são: chuva, vento forte, granizo, tempestade e afins. 

Quando isso acontece, o indicado é que o motorista reduza a velocidade do veículo e redobre a atenção. 

Dependendo do caso, se a chuva estiver muito forte, por exemplo, o melhor é parar o carro em algum acostamento ou até em um posto de gasolina e esperar o tempo melhorar. 

Vale lembrar que as inspeções também são muito importantes para o veículo, pois elas mostram se os pneus, para-brisa e outras partes estão em pleno funcionamento. 

 

Condições Adversas das Vias

O terceiro tipo de condição desfavorável é o de vias em mau estado, ou seja, com buracos, sem asfalto ou, até mesmo, com curvas muito acentuadas e obras em andamento. 

Todos esses pontos também podem causar acidentes, sejam eles leves ou mais graves. 

O que dá para fazer, a fim de evitar transtornos é, antes de pegar o caminho, verificar se não existe uma rota melhor. 

Se não houver, dirija com mais calma e atenção. 

 

Condição Adversa de Trânsito

isc-treinamentos-condicoes-adversas-transito.jpg

As condições adversas de trânsito também são muito comuns Brasil afora. Elas são caracterizadas principalmente por engarrafamento de veículos. 

Mas como evitar esse problema? De novo: você pode buscar por trajetos em que tenham menos pessoas. 

Para isso, os aplicativos de trânsito ajudam muito, já que mostram as situações das vias em tempo real. 

Se, por acaso, não for possível pegar outra rua ou estrada mais vazia, conduza o seu veículo com cuidado redobrado. 

 

Nas Cidades (Vias Urbanas)

Nas cidades, é extremamente comum que o trânsito seja mais intenso, principalmente em horários de pico (pela manhã e no início da noite). 

Durante esses momentos, há muito mais pessoas circulando, seja a pé, de carro ou de transporte público. 

Sempre que você estiver nessas ocasiões, também, tenha mais atenção e dirija devagar. Se puder, o melhor é evitar os períodos de rush. 

 

Nas Estradas e Rodovias (Vias Rurais)

Além da infra-estrutura precária, as estradas e rodovias (rurais) podem ter limites de velocidade mais restritos. 

Caso você não consiga mesmo evitar esses caminhos, é importante obter o maior número de informações sobre eles antes. 

Assim, você evita, por exemplo, tomar uma multa por excesso de velocidade. 

 

Condição Adversa de Veículo

Por mais novo que um veículo seja, é claro que ele também pode apresentar problemas. 

Alguns dos mais comuns são: pneus extremamente gastos, quebra do motor, bateria ruim, superaquecimento, pane elétrica e outros. 

Já a melhor maneira para não ter que passar por esses sufocos é realizar a inspeção do veículo frequentemente. 

E se for viajar, confira se tudo está ok antes: calibre os pneus, coloque combustível o suficiente, limpe os para-brisas, etc. 

 

Condição Adversa do Condutor

A condição adversa do condutor também é algo muito recorrente. Ela acontece sempre quando o motorista não apresenta 100% de bom estado para dirigir, seja na cidade ou na estrada. 

Os desafios nesse sentido são divididos entre os dois tipos: 

 

Físicos

As más condições físicas podem ser: cansaço e fadiga em excesso, dores e incômodos causados por doenças ou mal-estar, sono excessivo, estado alcoolizado. 

Quem passa por essas situações, inclusive bem normais, deve procurar formas de resolvê-las. 

Por exemplo, contra o sono, o melhor mesmo é dormir e descansar melhor antes de pegar o volante ou, ainda, para em algum posto e repousar. 

Nada de tomar energéticos e lutar contra o cansaço. 

 

Mentais

condicoes-adversas-isc-treinamentos.jpeg

Já as condições adversas mentais podem ser: estresse excessivo, ansiedade, medo além do normal (comum em pessoas que aprenderam a dirigir há pouco tempo). 

Algumas terapias têm bastante eficácia contra os sintomas mentais, como a psicoterapia. Em muitos casos, o motorista também pode precisar de acompanhamento médico.

O mais importante é não ignorar as condições adversas!

 

Mantenha as suas certificações em dia! Saiba mais sobre o curso NR 35 da ISC Treinamentos!

 

Conclusão 

Neste conteúdo, você viu que as condições adversas são situações (naturais ou não) que oferecem “obstáculos” para os motoristas em serviço ou em passeio. 

Os desafios também podem aparecer tanto no trânsito da cidade quanto no da estrada. 

A boa notícia é que, contra todos os problemas, há maneiras preventivas ou indicadas para dos momentos exatos dos dilemas. 

Procure sempre seguir as cautelas à risca e, sempre que possível, também compartilhe o conhecimento com outras pessoas. 

Tornar o trânsito brasileiro mais seguro é possível, mas depende de cada cidadão. 

Gostou deste conteúdo? Confira muitos outros aqui no blog da ISC Treinamentos!

Direção defensiva: conheça as boas práticas para dirigir com segurança

Muito se fala sobre direção defensiva, mas você sabe qual é o seu conceito? De acordo com o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), trata-se de um conjunto de boas práticas que os condutores devem aplicar para conduzir de forma segura os...

Direção Defensiva: O Que É, Quais os Tipos e Princípios Básicos!

Hoje em dia, as pessoas podem encontrar veículos desenvolvidos com alta tecnologia. Um grande exemplo disso são os carros automáticos, que facilitam bastante a condução. Mas, claro, isso ainda não é o suficiente para ter segurança. O ideal...

Condições Adversas: O Que São e Quais os Principais Tipos?

Você já ouviu falar em condições adversas? Se não, chegou a hora de conhecer esse conceito!  Até porque a noção sobre ele te ajuda a entender como dirigir com mais cuidado e segurança. E isso vale para qualquer lugar do Brasil e do...

5 principais cuidados para evitar acidentes no trânsito

Levar os filhos à escola, ir ao trabalho, ou ao supermercado é suficiente para perceber como está o trânsito atualmente. Seja em dias comuns ou mais intenso quando chove. Diante deste cenário como evitar acidentes? Como dirigir de maneira...

Quais os elementos básicos da Direção Defensiva?

Os elementos básicos da direção defensiva são fundamentais para o trânsito seguro e o impedimento de qualquer acidente relacionado ao tráfego de veículos. Assim sendo, esse conjunto de técnicas e métodos adquire uma importância cada vez...

Direção Defensiva: como ter mais segurança nas férias?

Dezembro é o mês mais aguardado por diversos motivos. Férias, viagens, crianças em casa, feriados. Há quem opte por viajar de avião, ônibus, mas uma grande parcela sempre prefere pegar a estrada. Para uma viagem segura é necessário pôr em...

O que saber sobre Direção Defensiva?

Direção Defensiva é o conjunto de técnicas e procedimentos usados pelo condutor com o objetivo de evitar ou minimizar acidentes de trânsito. Dirigir de forma defensiva traz mais segurança ao motorista e seus passageiros. O tema Direção...

5 dicas de Direção Defensiva para melhorar o trânsito

Grande parte dos acidentes ocorrem devido imprudência do condutor. É percebido que muitos deles poderiam ser evitados se houvesse mais atenção. A Direção Defensiva orienta condutores e pedestres sobre como manter o trânsito mais seguro. Faz...

Direção Defensiva: como ter uma viagem segura nas férias?

Grande parte das pessoas escolhem os meses de dezembro e janeiro para tirar férias, viajar com a família e optam por dirigir. As estradas ficam cheias, há congestionamento situação propícia para acidentes. Por esse motivo é essencial ter...

Como evitar acidentes agindo de forma defensiva?

Anualmente são registrados milhares de acidentes no trânsito. Seja dentro da cidade ou na estrada é importante que o condutor tenha atenção ao dirigir e tente evitá-los agindo de forma defensiva. É fato que um condutor isolado não pode...

Como dirigir com mais segurança

Cada ano o número de carros nas ruas aumenta consideravelmente. A melhora da situação econômica do país, o poder de compra da classe de C e vários outros fatores tiveram influência direta no trânsito brasileiro. Frente esse cenário é...

Direção Defensiva: como evitar acidentes?

Cada vez mais as pessoas buscam e prezam por conforto, seja no jeito de se vestir, na alimentação, no trabalho, e porque não no trânsito? A cada ano modelos novos e mais modernos são lançados no mercado fazendo com que o consumidor opte por...

Primeiros Socorros: procedimentos importantes

Independente da sua área de atuação, o profissional está sujeito a risco de acidente, seja no próprio ambiente de trabalho ou no trajeto ida/volta e vice-versa. Sempre que ocorre um acidente é preciso que os...

Você sabe qual é o Indice de Carga e a Velocidade dos Seus Pneus?

Para manter a segurança enquanto motoristas é necessário conhecer bem o automóvel o qual dirigimos, além é claro, de fazer revisão quando necessário. Outra informação importante e...

Direção Defensiva e a Importância da Revisão Veicular

Direção defensiva envolve a forma como nos portamos no trânsito, seja quando estamos dirigindo ou sendo pedestres. Em todos os momentos é necessário ter atenção para que assim evitemos...

Direção defensiva: entenda qual sua importância

Muitos acidentes de trânsito podem ser evitados seguindo os princípios da direção defensiva. Como o próprio nome sugere, a direção defensiva estabelece todos os procedimentos considerados corretos e que aumentam a segurança na condução de...

Direção defensiva e primeiros socorros reduz acidentes

Diariamente vemos nos jornais como tem crescido o número de acidentes no trânsito, seja pelo excesso de velocidade, embriaguez, falta de atenção, entre muitas outras causas. É verdadeiro quando afirmamos que atualmente as pessoas estão mais...

Direção Defensiva: Os dez mandamentos para a paz no trânsito

1 - Não matar – os veículos são instrumentos a serviço da vida, não seja imprudente; 2 - A estrada seja para você um instrumento de comunhão entre as pessoas, e não um local de risco a...

Simplicidade de uma frase do curso de Direção Defensiva salva vidas!

Quem já participou de cursos, desde a formação, reciclagem e outros já se deparou com esta tema, em alguma parte do material didático: Preveja o perigo, descubra o que fazer, haja a tempo vai conseguir prever...



Categorias

Nossos Cursos

Estados