Modos de transferência de calor - NR13

transmissao de calor caldeiraA NR13 tem como objetivo condicionar a operação de vasos de pressão e caldeiras. Esse post trará algumas informações a respeito dos métodos de transferência de calor nesta NR. Para ficar informado sobre o assunto continue nos acompanhando.

Quando o trabalhador está exposto a uma ou mais fontes de calor, ocorrem as seguintes trocas térmicas entre o ambiente e o organismo:

  • - Condução/Convenção – C
  • - Radiação – R
  • - Evaporação – E
  • - Metabolismo - M

Processos de transferência de calor na NR13

A) Condução

A condução é o processo de transferência de calor que ocorre quando dois corpos sólidos ou fluidos que não estão em movimento, em diferentes temperaturas, são colocados em contato.

O calor do corpo de maior temperatura se transfere para o de menor até que ocorra um equilíbrio térmico, isto é, quando a temperatura dos corpos se igualam.
Exemplo: Aquecimento de uma barra de ferro.

B) Convenção

É o processo de transferência de calor idêntico ao anterior, só que, neste caso, a transferência de calor se realiza por meio de fluido em movimento.
Exemplo: Aquecimento de um becker com água.

C) Radiação

Quando há transferência de calor sem suporte material algum, o processo é denominado radiação. A energia radiante passa através do ar sem aquecê-lo apreciavelmente e aquecerá a superfície atingida.

A energia radiante passa através do vácuo ou de outros meios a uma velocidade que depende do meio.
Exemplo: Radiação emitida por um forno elétrico

D) Evaporação

É o processo de passagem de um líquido a determinada temperatura, para a fase gasosa, passando, portanto para o meio ambiente. Não é necessário diferença de temperatura para o desenvolvimento do processo.

O calor transferido dessa maneira é conhecido como calor latente, diferenciando-se assim, do que se transmite através de variação de temperatura, que é chamado calor sensível.

No fenômeno de evaporação, o líquido retira calor do sólido para passar a vapor, podendo-se, portanto, afirmar que o sólido perdera calor para o meio ambiente por evaporação.  
Exemplo: Suor emanando após uma atividade física (jogar futebol).

Para efeito da NR13, considera-se “profissional habilitado” aquele que possui competência legal para exercer as funções descritas nesta NR. Você tem cursos na área? Pretende realizar? Divida conosco sua opinião referente ao assunto.