Medidas de segurança em caldeiras: como evitar acidentes?

De acordo com a Norma Regulamentadora nº13 (NR 13), uma caldeira é um equipamento que produz e acumula vapor sob pressão superior à atmosférica. Por isso, explosões e incêndios estão entre os principais riscos desse tipo de trabalho, sendo necessária a adoção de várias medidas de segurança em caldeiras para proteger a saúde e a vida daqueles que nelas operam.

Principais riscos associados ao trabalho em caldeiras

Embora as explosões e os incêndios estejam entre os riscos de acidentes mais comuns para quem trabalha em caldeiras, eles não são os únicos. De acordo com a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), existem outros perigos associados ao acompanhamento, à manutenção e à inspeção de caldeiras:

  • Choques elétricos;
  • Queimaduras;
  • Intoxicação;
  • Quedas.

Medidas de segurança em caldeiras: quais são as principais

Conforme a NR 13, o empregador é o responsável pela adoção das medidas de segurança em caldeiras e vasos de pressão instalados em sua empresa.

É claro que o fornecimento dos EPIs necessários para a realização da atividade e a contratação de profissionais habilitados (PH) fazem parte dessas medidas. Contudo, em sua grande maioria, elas dizem respeito às especificações técnicas dos equipamentos. Confira a seguir:

Informações sobre a caldeira

Toda caldeira deve ter, em lugar visível, informações como nome do fabricante, número de ordem e ano de fabricação. Além disso, deve informar a pressão máxima suportada, capacidade de produção de vapor, a área de superfície de aquecimento entre outras identificações importantes para o operador.

Requisitos para instalação

Ainda segundo determinações da NR 13, quando a caldeira for instalada em ambiente aberto, ela deve estar no mínimo 3 metros longe de outras instalações da empresa, bem como de depósitos de combustíveis e de propriedade de terceiros.

De igual forma, também devem estar longe de vias públicas, dispor de duas saídas amplas e desobstruídas, bem como iluminações específicas para o dia e para a noite. Além disso, devem possuir guarda-corpos com vãos pequenos, que impeçam a queda do operador.

Já as medidas de segurança em caldeiras instaladas em ambientes fechados são ainda mais rígidas. Elas devem ser instaladas em prédios separados, construídos com materiais resistentes ao fogo. Ainda, devem ter ventilação permanente e sensor para detectar vazamento de gás.

Medidas de segurança em caldeiras: inspeções iniciais, periódicas e extraordinárias

Ademais, para proteger a saúde, a integridade física e a vida do trabalhador, a NR 13 também estabelece que as caldeiras sejam submetidas a inspeções. Nesse caso, elas podem ser iniciais (caldeiras novas, antes de entrarem em funcionamento), periódicas (manutenção preventiva) e extraordinárias (manutenção corretiva).

Neste artigo você conferiu as principais medidas de segurança em caldeiras. Para conhecer outras também importantes, recomendamos a leitura da NR 13 e de outros artigos do nosso blog. Com eles, certamente você vai se manter bem informado sobre saúde e segurança do trabalho.