05 - Assédio Moral Pode Gerar Depressão e Afastamento do Trabalho

Pesquisa mostra que nos últimos anos o afastamento do trabalho diminuiu quando o assunto é acidente de trabalho e aumentou quando no quesito problemas psicológicos. Podemos citar diversos problemas tais como a depressão, o stresse, entre outros.

Uma situação que é mais comum do que imaginamos é o assédio moral no ambiente de trabalho, ele ocorre de várias maneiras: brincadeiras sem tom engraçado, realização de atividades sem justificativas, isolar um funcionário dos outros sem motivo aparente, promover qualquer tipo de preconceito fazendo com que o funcionário se sinta humilhado, todas essas situações geram insatisfação e por consequência diminui também a produtividade.

Um funcionário que levanta pela manhã sabendo que irá enfrentar um ambiente hostil, pesado, onde as pessoas não se respeitam, não tem estrutura psicológica para desempenhar de forma eficaz suas atividades.

Porém devemos lembrar que o assédio moral pode ocorrer em vários níveis, na relação entre superior e subordinado, e vice versa, como também entre os próprios funcionários.

Qualquer relação em que fique evidenciado práticas humilhantes tais como brincadeiras grosseiras, comentários impertinentes, atitudes de menosprezo, tudo caracteriza violência psicológica contra o indivíduo.

Definição de assédio pela psicanalista Marie-France Hirigoyen:

POR ASSÉDIO EM UM LOCAL DE TRABALHO TEMOS QUE entender total e qualquer conduta abusiva, manifestando-se sobretudo por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, por em perigo seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho.

Sendo assim, qualquer prática que esteja prejudicando o funcionário e ocasionando diminuição em sua produtividade deve ter atenção por parte da empresa, e a mesma deve tomar providências para evitar danos maiores.

Todo esse sofrimento psicológico pode resultar que o funcionário se afaste de suas atividades, algumas entram em depressão, outras sofrem stresse, dessa forma serão indenizadas pela Previdência Social, pois também caracteriza doença decorrente do ambiente de trabalho. É necessário terapia, sessões com psicológico, até que o funcionário esteja apto a voltar novamente ao trabalho.

Saúde ocupacional é um assunto de extrema importância, e todos devemos ter consciência de que por menor e inocente que seja uma brincadeira no ambiente de trabalho, podemos prejudicar alguém.

O ISC em sua grade de cursos oferece suporte para que você possa desenvolver um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo, quer saber mais? Acesse nosso site ou nos envie e-mail.