Higiene Ocupacional - Como trabalhar com alguém que tem mau hálito?

Curso Higiene ocupacional Instituto SCA maioria das profissões atualmente exigem que seus funcionários estejam no ambiente de trabalho mais tempo que o estabelecido, seja por conta das horas extras, para cumprir metas, para fechar folha de pagamento, ou mesmo pessoas que tenham dois empregos. Sendo assim é verdade que passamos mais tempo com desconhecidas do que com nossa própria família, isso requer de nós uma postura diferente.

Temos contato com pessoas alegres, introvertidas, comunicativas, sérias, é um ambiente completamente misto, e isso exige que tenhamos respeito e saibamos como tratar uns aos outros. No entanto algumas situações são delicadas e exigem mais do que respeito por parte dos funcionários, é o caso de pessoas com mau hálito.

A primeira reação de algumas pessoas é criar brincadeiras acerca da situação, outras pessoas tendem a evitar contato, e somente uma pequena minoria tem coragem de analisar a situação com respeito e conversar com quem sofre desse mal.

Algumas vezes o mau hálito que identificamos é algo isolado, que ocorreu devido a pessoa ter comido algo diferente, ter ingerido bebidas alcoólicas, ou simplesmente esqueceu de escovar os dentes, sendo assim é preciso ter cautela e não sinalizar apenas por isso. Se você desconfia de alguma pessoa em especial, o correto é acompanhá-la durante alguns dias e verificar se realmente é constante, para ai sim decidir como abordá-la.

Devido ao respeito que deve haver no ambiente de trabalho, e sabendo que a maneira como tratamos algumas pessoas pode influenciar diretamente em seu rendimento como funcionário, selecionamos 5 maneiras de como contornar essa situação sem agredir psicologicamente outro indivíduo.

1. Identificar quem possui mau hálito

As vezes o cheiro está no ambiente, pode ser de algo que foi jogado no lixo, um lanche com cheiro diferente que alguém trouxe, ou como um caso isolado com abordamos acima. É preciso ter certeza quem está com mau hálito, para não haver constrangimento desnecessário. Conheça bem as pessoas que trabalham com você e saiba identificar quem realmente está com problemas.

2. Ficar sozinho com ela

Uma dica importante é ficar a sós com a pessoa que você desconfia que tem mau hálito, durante a conversa será possível perceber com certeza se ela sofre desse mal.

3. Falar de maneira amigável

Se você for próxima a esta pessoa, tente falar de maneira sincera e amigável, sem ofender. Tente mostrar os benefícios que ela terá ao se cuidar. Além de manter um ambiente mais saudável para todos.

4. Tentar oferecer bala ou chicletes

Se você não tiver proximidade com a pessoa, tente oferecer balas, chicletes, ou chamá-la para escovar os dentes após o almoço. Em empresas onde a maioria dos funcionários almoçam no mesmo horário, vários vão ao banheiro após terminarem para escovar os dentes, é uma excelente oportunidade para fazer amizade e estimular a higiene.

5. Evitar brincadeiras

O mais importante, evite brincadeiras que possam prejudicar as pessoas. Se outros funcionários iniciarem piadas, apelidos, tente desmotivá-los e explicar que este comportamento não irá ajudar de forma alguma.

A melhor ferramenta para o ambiente de trabalho é o respeito, com ele conseguimos harmonia e um clima melhor para realizarmos nossas atividades no dia a dia.

O ISC está com novos cursos em sua grade, tem interesse em algum em especial? Entre em contato através do nosso site, por e-mail, ou pelo 0800 932 0000 Ramal 0045 , teremos grande prazer em atendê-lo.