Formas de Transmissão do Calor: Saiba as principais diferenças

Na Física, o calor, também chamada de energia calorífica, é um conceito que determina a troca de energia térmica entre dois corpos.

Essa transmissão de energia tem finalidade de atingir o equilíbrio térmico. Assim, um corpo mais quente transfere calor para o corpo mais frio até que ambos atinjam a mesma temperatura.

Para entender mais sobre o assunto e evitar acidentes, preparamos este artigo para você. Acompanhe!
 

Como ocorre a transmissão de calor?

A transmissão de calor ocorre entre dois sistemas de temperaturas diferentes com intuito de alcançar o equilíbrio térmico. 

Essa transferência ocorre do corpo com maior temperatura para o corpo menor temperatura. A partir disso, existem as formas de transmissão do calor.
 

Conheças as formas de transmissão do calor

As formas de transmissão do calor podem ocorrer de três maneiras diferentes: irradiação, condução e convecção.

Conheça cada uma delas:


Radiação térmica

A radiação térmica, também conhecida como irradiação, é a transferência de energia térmica que ocorre por meio de ondas eletromagnéticas ou ondas térmicas do corpo humano.

Nesse caso, as partículas elétricas do objeto aumentarão e a energia cinética também aumentará.

Como essas ondas se propagam no vácuo, não há necessidade de contato direto com o corpo para haver transferência de calor. Além disso,  quanto mais quente um material está, mais radiação ele emitirá.

Um exemplo da radiação é o calor que se sente ao se expor ao sol e a diminuição desta sensação ao ficar na sombra. Quanto menos radiação um corpo recebe, menos calor ele sentirá.
 

Condução
 

Na condução, a energia térmica é transferida através do sólido aquecido, seja pelo calor do fogo ou pelo contato com mais calor.

Portanto, quando aquecemos um objeto sólido, a energia cinética aumenta e consequentemente, a agitação das moléculas.

Para entender melhor como funciona essa forma de transmissão de calor, imagine que você está segurando uma barra de ferro em uma de suas extremidades e coloque a outra ponta sobre uma chama.
 

Primeiro, a temperatura da extremidade que está sobre o fogo aumentará porque a chama está transferindo energia para a barra.

As moléculas que o compõem irão se agitar e colidirão com outras moléculas que não estão em contato com o fogo. Essa agitação vai passar de uma molécula para outra até que todo o objeto seja aquecido.

Esse processo é mais eficiente com materiais como os metais, que são bons condutores de calor. 

Convecção
 

Já a convecção é a forma de transmissão de calor que ocorre em substâncias líquidas ou gasosas.

Nesta transferência, é produzido um fluxo circulante chamado 'convecção', que é determinado pela diferença de densidade entre o fluido mais quente e o fluido mais frio.

As convecção pode acontecer de diferentes formas:

  • difusão (movimento aleatório de partículas individuais em fluidos);

  • pelo movimento de moléculas mais quentes (com mais energia) dentro de um sistema;

  • pelo movimento que ocorre nas correntes ascendentes de um fluido.

Um jeito de entender melhor a convecção é pensar que o quente sobre e o frio desce. É justamente por essa razão que os aquecedores devem ser instalados na parte inferior do cômodo, enquanto o ar condicionado é instalado na parte superior.

É justamente por esse motivo que os exaustores de galpões industriais também são instalados nos telhados.
 

Como é o processo de transmissão de calor nos líquidos?

Como vimos, em materiais fluidos (líquidos e gases), a forma de transmissão de calor é a convecção.

O aquecimento de qualquer parte do fluido causa uma diminuição localizada da sua densidade.

 

Devido à mobilidade das moléculas nesses meios, essa mudança de densidade faz com que elas se movam dentro do sistema.

Quando aquecida, a molécula torna-se 'mais leve' e sobe, ocorre o contrário com as moléculas resfriadas.

 

Por exemplo, ao colocar a água para ferver, a parte que está mais perto do fogo será aquecida mais rápido e se deslocará para cima, enquanto a parte mais fria desloca para baixo. Esse ciclo se repete várias vezes até que o calor seja transferido para todo o líquido.
 

Métodos de extinção de incêndios

Existem diferentes formas de transmissão de calor que funcionam de maneira eficiente. Pensando nisso, é importante saber como prevenir acidentes e combater incêndios

Afinal, o incêndio se propaga devido às formas de transmissão do calor liberadas por ele para a outra parte do combustível não incendiada.

Para combater um incêndio, é preciso compreender que o fogo só existe quando há três elementos: calor, ar e combustível. Para combatê-lo, você deverá retirar um desses elementos.
 

Entenda melhor como combater incêndios utilizando três métodos diferentes:

  • isolamento: consiste na retirada do material que podem continuar alimentando as chamas;

  • abafamento: consiste na redução ou retirada do comburente, ou seja, do oxigênio;

  • resfriamento: trata-se da retirada parcial ou total do calor (diminuição da temperatura).

Formas de Transmissão do Calor quais as diferenças

Importância de fazer um curso de combate a incêndio

O treinamento de combate a incêndio é fundamental para as empresas, já que influencia diretamente na prevenção de acidentes.

Sabemos que incêndios costumam ocorrer de formas inesperadas por diversos motivos, como descargas elétricas e sobrecarga em instalações elétricas.

Essas situações podem gerar estragos ao patrimônio da empresa, além de colocar em risco a vida dos colaboradores e até causar vítimas fatais devido às chamas e fumaça.

Por essa razão, é importante ter pessoas preparadas para compor a brigada de incêndio da sua empresa e lidar com essas situações de forma segura e eficiente.

No curso de Combate a Incêndio do Instituto Santa Catarina, você receberá todas as instruções necessárias sobre diferentes tipos de técnicas para combater incêndios e quais EPIs utilizar para garantir a sua proteção. 
 

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre o curso de Combate a Incêndio do Instituto Santa Catarina.
 

Conclusão

Como vimos, existem três formas de transmissão do calor: irradiação, condução e convecção. Cada uma delas funciona de maneiras distintas. 

Todos esses meios de transmissão de calor são responsáveis por propagar incêndios e é necessário conhecê-los para saber como evitar a propagação do fogo em situações de emergência.