Blog

Formas de Transmissão do Calor: Saiba as principais diferenças

10/09/2021 - - Categoria: nr-20



Na Física, o calor, também chamada de energia calorífica, é um conceito que determina a troca de energia térmica entre dois corpos.

Essa transmissão de energia tem finalidade de atingir o equilíbrio térmico. Assim, um corpo mais quente transfere calor para o corpo mais frio até que ambos atinjam a mesma temperatura.

Para entender mais sobre o assunto e evitar acidentes, preparamos este artigo para você. Acompanhe!
 

Como ocorre a transmissão de calor?

A transmissão de calor ocorre entre dois sistemas de temperaturas diferentes com intuito de alcançar o equilíbrio térmico. 

Essa transferência ocorre do corpo com maior temperatura para o corpo menor temperatura. A partir disso, existem as formas de transmissão do calor.
 

Conheças as formas de transmissão do calor

As formas de transmissão do calor podem ocorrer de três maneiras diferentes: irradiação, condução e convecção.

Conheça cada uma delas:


Radiação térmica

A radiação térmica, também conhecida como irradiação, é a transferência de energia térmica que ocorre por meio de ondas eletromagnéticas ou ondas térmicas do corpo humano.

Nesse caso, as partículas elétricas do objeto aumentarão e a energia cinética também aumentará.

Como essas ondas se propagam no vácuo, não há necessidade de contato direto com o corpo para haver transferência de calor. Além disso,  quanto mais quente um material está, mais radiação ele emitirá.

Um exemplo da radiação é o calor que se sente ao se expor ao sol e a diminuição desta sensação ao ficar na sombra. Quanto menos radiação um corpo recebe, menos calor ele sentirá.
 

Condução
 

Na condução, a energia térmica é transferida através do sólido aquecido, seja pelo calor do fogo ou pelo contato com mais calor.

Portanto, quando aquecemos um objeto sólido, a energia cinética aumenta e consequentemente, a agitação das moléculas.

Para entender melhor como funciona essa forma de transmissão de calor, imagine que você está segurando uma barra de ferro em uma de suas extremidades e coloque a outra ponta sobre uma chama.
 

Primeiro, a temperatura da extremidade que está sobre o fogo aumentará porque a chama está transferindo energia para a barra.

As moléculas que o compõem irão se agitar e colidirão com outras moléculas que não estão em contato com o fogo. Essa agitação vai passar de uma molécula para outra até que todo o objeto seja aquecido.

Esse processo é mais eficiente com materiais como os metais, que são bons condutores de calor. 

Convecção
 

Já a convecção é a forma de transmissão de calor que ocorre em substâncias líquidas ou gasosas.

Nesta transferência, é produzido um fluxo circulante chamado 'convecção', que é determinado pela diferença de densidade entre o fluido mais quente e o fluido mais frio.

As convecção pode acontecer de diferentes formas:

  • difusão (movimento aleatório de partículas individuais em fluidos);

  • pelo movimento de moléculas mais quentes (com mais energia) dentro de um sistema;

  • pelo movimento que ocorre nas correntes ascendentes de um fluido.

Um jeito de entender melhor a convecção é pensar que o quente sobre e o frio desce. É justamente por essa razão que os aquecedores devem ser instalados na parte inferior do cômodo, enquanto o ar condicionado é instalado na parte superior.

É justamente por esse motivo que os exaustores de galpões industriais também são instalados nos telhados.
 

Como é o processo de transmissão de calor nos líquidos?

Como vimos, em materiais fluidos (líquidos e gases), a forma de transmissão de calor é a convecção.

O aquecimento de qualquer parte do fluido causa uma diminuição localizada da sua densidade.

 

Devido à mobilidade das moléculas nesses meios, essa mudança de densidade faz com que elas se movam dentro do sistema.

Quando aquecida, a molécula torna-se 'mais leve' e sobe, ocorre o contrário com as moléculas resfriadas.

 

Por exemplo, ao colocar a água para ferver, a parte que está mais perto do fogo será aquecida mais rápido e se deslocará para cima, enquanto a parte mais fria desloca para baixo. Esse ciclo se repete várias vezes até que o calor seja transferido para todo o líquido.
 

Métodos de extinção de incêndios

Existem diferentes formas de transmissão de calor que funcionam de maneira eficiente. Pensando nisso, é importante saber como prevenir acidentes e combater incêndios

Afinal, o incêndio se propaga devido às formas de transmissão do calor liberadas por ele para a outra parte do combustível não incendiada.

Para combater um incêndio, é preciso compreender que o fogo só existe quando há três elementos: calor, ar e combustível. Para combatê-lo, você deverá retirar um desses elementos.
 

Entenda melhor como combater incêndios utilizando três métodos diferentes:

  • isolamento: consiste na retirada do material que podem continuar alimentando as chamas;

  • abafamento: consiste na redução ou retirada do comburente, ou seja, do oxigênio;

  • resfriamento: trata-se da retirada parcial ou total do calor (diminuição da temperatura).

Formas de Transmissão do Calor quais as diferenças

Importância de fazer um curso de combate a incêndio

O treinamento de combate a incêndio é fundamental para as empresas, já que influencia diretamente na prevenção de acidentes.

Sabemos que incêndios costumam ocorrer de formas inesperadas por diversos motivos, como descargas elétricas e sobrecarga em instalações elétricas.

Essas situações podem gerar estragos ao patrimônio da empresa, além de colocar em risco a vida dos colaboradores e até causar vítimas fatais devido às chamas e fumaça.

Por essa razão, é importante ter pessoas preparadas para compor a brigada de incêndio da sua empresa e lidar com essas situações de forma segura e eficiente.

No curso de Combate a Incêndio do Instituto Santa Catarina, você receberá todas as instruções necessárias sobre diferentes tipos de técnicas para combater incêndios e quais EPIs utilizar para garantir a sua proteção. 
 

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre o curso de Combate a Incêndio do Instituto Santa Catarina.
 

Conclusão

Como vimos, existem três formas de transmissão do calor: irradiação, condução e convecção. Cada uma delas funciona de maneiras distintas. 

Todos esses meios de transmissão de calor são responsáveis por propagar incêndios e é necessário conhecê-los para saber como evitar a propagação do fogo em situações de emergência. 

 

Formas de Transmissão do Calor: Saiba as principais diferenças

Na Física, o calor, também chamada de energia calorífica, é um conceito que determina a troca de energia térmica entre dois corpos. Essa transmissão de energia tem finalidade de atingir o equilíbrio térmico. Assim, um corpo mais quente...

Rotulagem de Produtos Químicos: Tudo o que precisa saber

Você sabia que a rotulagem de produtos químicos deve fornecer informações sobre segurança, saúde e meio ambiente? Isso é necessário porque certos produtos apresentam risco químico que podem causar danos físicos e prejudicar a saúde do...

O que são Áreas Classificadas e Atmosferas Explosivas?

De acordo com a NR 10, por áreas classificadas entende-se todo o local com potencial de gerar uma atmosfera explosiva. Isso acontece porque neles há a presença de substâncias inflamáveis ou combustíveis que em contato com uma fonte de...

Benzeno: quais os perigos para a saúde do trabalhador?

O benzeno é uma substância tóxica e que está presente principalmente na gasolina, mas não apenas nela. Ele também está presente em materiais plásticos, detergentes e no carvão. Até mesmo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reconheceu...

O que saber sobre incêndio com inflamáveis?

Mais importante do que saber apagar um fogo é saber preveni-lo. Por isso, a NR 20 estabelece as diretrizes para evitar incêndio com inflamáveis e líquidos combustíveis. Dessa forma, ela orienta sobre os requisitos mínimos para garantir a...

O que são líquidos inflamáveis segundo a NR 20?

Para entender o que são líquidos inflamáveis, é preciso estar por dentro das especificidades da Norma Regulamentadora nº 20  (NR 20). Afinal, é esse documento que estabelece os principais requisitos para gerir a saúde e a segurança dos...

Como evitar acidentes de trabalho com produtos inflamáveis

Sem dúvida produtos inflamáveis são bastante perigosos e oferecem riscos reais de acidentes. Assim sendo, em ambientes de trabalho que contam com estes materiais é preciso haver uma série de cuidados e medidas que contribuam com a...

Dicas para segurança em posto de combustível

Vivemos um momento da história jamais imaginado. É preciso cuidado indo à padaria, ao supermercado, ao trabalho, e mais ainda posto de combustível. Além do COVID-19 são necessários procedimentos que garantam a saúde e segurança não apenas...

Como diminuir riscos em Postos de Combustíveis?

Postos de Combustíveis oferecem diversos riscos ao trabalhador. Por esse motivo o Ministério do Trabalho exige que o empregado possua conhecimento na área e certificado. A NR 20 é a Norma Regulamentadora que orienta quanto a segurança em...

Como prevenir acidentes com inflamáveis?

A NR 20 - Segurança e Saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes...

5 dicas de segurança para quem trabalha em postos de combustível

A NR 20 - Inflamáveis e Combustíveis é a Norma Regulamentadora que determina as condições de segurança e saúde necessárias para quem trabalha em postos de combustível ou qualquer outra...

Como ocorrem as explosões?

A explosão é um fenômeno caracterizado pela liberação rápida de energia. A velocidade em que a energia é liberada distingue a explosão de um incêndio, apesar de não existir uma...

Saiba quais são os riscos de se trabalhar com inflamáveis 

Você sabe quais são os riscos de se trabalhar com inflamáveis? Acompanhe nossa matéria para saber mais sobre o assunto.  Os agentes químicos são produtos ou substâncias que possam penetrar no...

Quais os efeitos da exposição ao benzeno para a saúde 

No post de hoje você saberá como o benzeno pode afetar a sua saúde. O benzeno é um produto extremamente tóxico principalmente para o sistema formador de sangue, além disso, pode causar câncer. Continue...

O que é importante saber sobre Líquidos combustíveis (NR20)

A NR20 diz que líquido combustível é todo aquele que possui ponto de fulgor igual ou superior a 70ºC e inferior a 93,3ºC. Os tanques de armazenagem de líquidos combustíveis serão...

Permissão para trabalho com inflamáveis na NR20

A permissão de trabalho na NR20 é uma autorização formal e compartilhada, que é obtida através de um planejamento, para a execução de uma determinada atividade não rotineira. Essa...

Antiga NR20 x NR20 atualizada

A antiga NR20 previa a segurança baseada em distâncias, era defasada no estado da arte, uma vez que não tinha o caráter de sistema de gestão. Além disso, era ineficaz na prevenção de acidentes...

Permissão para trabalho com inflamáveis na NR20

A NR20 define como líquido inflamável todo aquele que possua ponto de fulgor inferior a 70ºC (setenta graus centígrados) e pressão de vapor que não exceda 2,8 kg/cm² absoluta a 37,7 ºC (trinta e sete...

Treinamento de NR20

Muitos trabalhadores ou profissionais da área ainda têm dúvidas sobre como funciona o treinamento de NR20. Nesse post vamos explicar brevemente alguns conceitos da Norma e falaremos um pouco sobre o treinamento. Não deixe...

NR 20 - Portaria 872 - O que mudou?

No dia 06/07/2017 o MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, emitiu a Portaria nº 872 onde aprova as diretrizes e requisitos mínimos para utilização da modalidade de ensino à distância (EaD) e...

Procedimentos básicos em situações de emergência com inflamáveis (NR20)

A NR20 sofreu algumas mudanças consideráveis, portanto as empresas devem seguir a Norma atualizada, que tem como objetivo ampliar o controle sobre gestão de saúde e segurança do trabalho em empresas que fazem o uso...

Riscos do trabalho com benzeno

Nem todo mundo sabe, mas o benzeno é um líquido incolor, que possui um aroma levemente adocicado e, além disso, é altamente inflamável, o que o torna extremamente perigoso à saúde humana. Quando...

NR 20 líquidos combustíveis e inflamáveis

Segundo algumas definições contidas na NR 20, os líquidos inflamáveis são aqueles que possuem ponto de fulgor maior ou igual a 60ºC. Os gases inflamáveis são aqueles que inflamam com o ar a...

Saiba mais sobre as mudanças na NR 20

A NR 20 é a Norma Regulamentadora que determina condições de Segurança em locais que trabalham com líquidos inflamáveis e combustíveis, como por exemplo postos de gasolina. Acidentes ocasionados por...

Entendendo mais sobre a NR20

Você sabia que no Brasil são comercializados cerca de 350 milhões litros de combustíveis por dia? Esse volume gera um faturamento equivalente a mais de 5% do PIB do país, o que deixa claro o quanto esse setor...

NR20 - Orientações ao manipular produtos inflamáveis

A NR20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis foi criada para estabelecer as condições de trabalho adequadas para um trabalho seguro, de forma a zelar pela integridade física...

NR 20 Armazenar com segurança combustíveis líquidos inflamáveis

Grande parte das empresas e/ou indústrias realizam a compra de líquidos inflamáveis em grandes tambores o que exige conhecimento técnico sobre manuseio e armazenamento. É fato que em muitas...

O que é NR 20?

Segurança com Líquidos Combustíveis e Inflamáveis Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de...

Segurança no manuseio de combustíveis e inflamáveis

A NR 20 trata das definições e dos aspectos de segurança envolvendo as atividades com líquidos inflamáveis e combustíveis, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e outros gases...

NR 20 Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e...

Ministério Público do Trabalho investigará postos que não seguirem as regras da NR-20




Categorias

Nossos Cursos

Estados