Para que serve a Brigada de Incêndio?

Para que serve a brigada de incendioPara evitar acidentes de trabalho no ambiente organizacional é preciso que sejam desenvolvidas diversas formas de prevenção, como o PPRA, PCMSO, entre outras. Uma iniciativa que depende mais dos funcionários do que da empresa é a Brigada de Incêndio, pois é formada por trabalhadores que realmente tenham interesse e não por obrigação ou indicação dos gestores.

O que é a Brigada de Incêndio

A Brigada de Incêndio é um grupo formado por funcionários da própria empresa, os quais recebem treinamento e preparação para atuar em situações de risco envolvendo evacuação de determinados locais, combate a incêndio e orientação aos demais colaboradores sobre os perigos que o fogo apresenta.

Para que serve a Brigada de Incêndio

Os integrantes da Brigada de Incêndio irão trabalhar juntamente com outros grupos presentes na empresa, como por exemplo a CIPA. As equipes de Segurança do Trabalho deverão realizar reuniões periódicas com o objetivo de estudar e analisar os acidentes ocorridos, frente a essa análise definir medidas de segurança.

Atividades da Brigada de Incêndio

As atividades são divididas em dois momentos: a ação preventiva (que tem como objetivo evitar acidentes), e ação de combate (medidas necessárias durante o acidente).

Ações preventivas

  • * cada membro deve ter consciência do seu papel na equipe;
  • * deve conhecer todos os setores da empresa (planta, instalações, etc);
  • * deve saber identificar os riscos de incêndio em cada local;
  • * deve inspecionar extintores, hidrantes, portas de emergência e tudo o mais que estiver relacionado a incêndios.

Ações de combate e emergência

  • * auxiliar todos os funcionários a evacuarem o local;
  • * orientar para que todos mantenham a calma;
  • * localizar a origem do incêndio;
  • * entrar em contato com o Corpo de Bombeiros.

É importante que a Brigada de Incêndio esteja sempre atualizada tanto em relação as mudanças sofridas pela empresa, como em relação aos equipamentos utilizados no combate a incêndio. Os demais trabalhadores precisam ter conhecimento sobre as equipes de Segurança do Trabalho atuantes na empresa, para que todas as informações sobre acidentes sejam reportadas a elas, com esses dados é possível definir novas metas e se minimizar os acidentes.

No ISC você encontra os cursos Combate a Incêndio e Brigadista, além de muitos outros. Entre em contato conosco e solicite informações sobre estes e outros cursos conforme sua necessidade, teremos o maior prazer em atendê-lo.