NR 10: como prevenir incêndios no ambiente de trabalho

A NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade é a Norma Regulamentadora responsável por determinar as condições necessárias para um trabalho seguro em tarefas que envolvam energia elétrica. Além de choques e quedas podem ocorrer também incêndios. Mas como prevenir esses acidentes?

Muitos incêndios são causados por curto circuito, fios desemcapados, sobrecarga de energia e até falta de conhecimento e/ou treinamento dos funcionários. É importante que antes de iniciar qualquer atividade a empresa verifique a formação do candidato e se ele habilitado para tal função.

Muitos profissionais têm apenas conhecimento prático mas é necessário orientá-los com relação a obtenção do certificado em NR 10. 

O ambiente de instalações elétricas possui características que podem aumentar a ocorrência de incêndios e propagação do fogo. Por isso a necessidade do profissional saber medidas de prevenção e combate.

Importância da NR 23

Lado a lado com a NR 10 está a NR 23 - Proteção contra incêndios que trata da proteção contra incêndios no ambiente de trabalho. De acordo com as Normas Regulamentadoras as empresas precisam ter um grupo responsável pela Saúde e Segurança do Trabalho, em grande parte delas é criada a CIPA (em empresas com mais de 20 funcionários).

Em empresas que não se enquadram nessa determinação a própria empresa pode designar um responsável pela SST.

Como prevenir incêndios?

  • - Não fumar próximo a materiais inflamáveis;
  • - Evitar acúmulo de lixo próximo a instalações elétricas;
  • - Evitar ligações elétricas improvisadas;
  • - Respeitar a sinalização de áreas de risco;
  • - Não obstruir acesso a corredores e passagens de emergência e escadas;
  • - Não sobrecarregar tomadas;
  • - Substituir extintores com avarias ou fora de validade;
  • - Manter materiais combustíveis/inflamáveis em local seguro; etc.

É importante também que o empregador invista tempo e recursos em DDS (Diálogo de Segurança) assim poderá ouvir dicas/sugestões dos profissionais que atuam diariamente em cada área. Eles conhecem o setor, sabem as dificuldades, e podem cooperar para um ambiente mais seguro.

Além dessas orientações é necessário lembrar sobre o uso de EPIs, eles não evitam acidentes mas auxiliam a diminuir as consequências. Use todos os dias e sempre que houver avaria informe o responsável para que ele efetue a troca.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários!