eSocial: Como fazer a Qualificação Cadastral?

No decorrer de 2018 grande parte das empresas vem dedicando tempo e esforço para registrar suas informações no eSocial. Antes de registrá-las é preciso verificar se os dados existentes na base do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) estão de acordo.

O Governo liberou calendário com todas as datas a serem cumpridas de acordo com o faturamento de cada empresa. Caso estas não cumpram o prazo estipulado poderá sofrer penalidades e pagar multas.

O que é Qualificação Cadastral?

A Qualificação Cadastral é a consistência dos dados cadastrais enviados pelo empregador relativo aos trabalhadores. O processo de checagem dos dados precisa ser feito antes do envio de qualquer evento ao eSocial. Isso porque os dados serão confrontados e, caso exista algum tipo de discordância, o evento será rejeitado.

Quem deverá ser Qualificado?

A qualificação deverá ser feita para qualquer trabalhador independente da categoria, seja empregado, contribuinte individual, avulso, servidor público, estagiário, etc.

Como fazer a Qualificação Cadastral?

A Qualificação Cadastral pode ser feita de duas maneiras: manual e em lote.

Consulta manual

É possível realizar a consulta manual de até 10 trabalhadores ao mesmo tempo apenas informando nome, data de nascimento, CPF e NIS.

Consulta em lote

Essa modalidade de consulta é usada para grande quantidade de trabalhadores. O prazo de retorno da consulta é de até 48 horas.

Essa iniciativa adotada pelo Governo tem gerado grande impacto nas empresas por isso é tão importante pesquisar, ler, buscar informações em fonte confiável para evitar multas e penalidades.

Sua empresa já está se adequando ao eSocial? Está sendo fomentado treinamento para todos os funcionários? Compartilhe sua experiência.