Ergonomia no trabalho: o que você precisa saber sobre

Regulamentada pela NR 17, a ergonomia no trabalho é de extrema importância para a realização das atividades de qualquer empresa. Ela evita doenças ocupacionais e garante a qualidade de vida do trabalhador, impactando positivamente em sua produtividade. Entenda mais sobre o assunto no artigo a seguir.

O que é ergonomia no trabalho?

A princípio, ergonomia é uma ciência que tem como principal objetivo tornar o ambiente de trabalho mais confortável e seguro para o trabalhador. Para isso, ela leva em consideração as suas características físicas e psíquicas, adaptando os espaços físicos às suas necessidades.

Benefícios

É claro que prevenir doenças ocupacionais como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) é um dos principais benefícios da ergonomia no trabalho. Contudo, além deste existem outros benefícios, que de igual forma merecem a nossa consideração:

  • Aumento da produtividade da equipe de trabalho;
  • Diminui o número de faltas, saídas antes do horário e atrasos (absenteísmo);
  • Reduz significativamente a quantidade de atestados e de afastamentos da empresa;
  • Redução do número de casos de doenças psicológicas;
  • Mais eficiência nos processos organizacionais.

Tipos de ergonomia no trabalho

Embora esteja associada à postura durante o expediente, a ergonomia no trabalho não diz respeito somente à relação anatomia do trabalhador x equipamentos de trabalho.

Além da ergonomia física, que leva em consideração a postura ao sentar e levantar, bem como o correto manuseio de materiais, existem outros tipos de ergonomia que também devem ser priorizados pelas organizações, a saber:

Ergonomia cognitiva

A ergonomia cognitiva procura analisar como fatores como cobrança excessiva, confiabilidade na gestão e estresse influenciam na capacidade que o colaborador tem de tomar decisões. Nesse sentido, treinamentos e apoio psicológico são usados para mitigar tais efeitos nocivos.

Ergonomia organizacional

Já a ergonomia organizacional é aquela que busca promover a melhoria do clima de trabalho nas empresas. Ela envolve os processos, cultura e valores das organizações e considera as pessoas como parte indispensável para que se alcancem os objetivos organizacionais.

Para isso, esse tipo de ergonomia no trabalho considera alguns aspectos importantes, como tempo de trabalho, trabalho em equipe, processos participativos e feedback para entender o que está bom e o que precisa ser melhorado.

De acordo com a NR 17, é de responsabilidade do empregador realizar a análise ergonômica do trabalho. Também cabe a ele oferecer aos seus funcionários as mínimas condições para que possam realizar as suas atividades com conforto e segurança. Para isso, no entanto, é necessário conhecimento especializado. Conheça as nossas soluções em saúde e segurança no trabalho e ofereça mais qualidade de vida aos colaboradores da sua empresa.