Ergonomia no trabalho e suas aplicações

ergonomiaA aplicação da ergonomia no trabalho tem como intuito aumentar a produtividade do trabalhador, trazer mais conforto e diminuir o risco de acidentes que podem ser causados pelas atividades realizadas por ele.

Para que o ambiente de trabalho se torne ergonomicamente adaptável é preciso que algumas condições sejam seguidas. Somente assim, tal projeto surtirá os efeitos desejados. Continue acompanhando nossa postagem para entender os tipos de ergonomia.

Tipos de ergonomia

Todos nós sabemos que a ergonomia é eficaz no sentido de proporcionar bem estar ao colaborador. Conheça agora os principais tipos de ergonomia e como a aplicação pode ser feita de diferentes formas:

• Ergonomia participativa

Age visando um Comitê Interno de Ergonomia (CIE). Esse Comitê trabalha em virtude da conscientização e viabilização de um projeto ergonomicamente correto e saudável.

• Ergonomia de concepção

Essa ergonomia promove melhorias no ambiente de trabalho, tal como uma melhor organização do ambiente, uso correto dos equipamentos, melhor postura dos funcionários, etc.

• Ergonomia de correção

O objetivo dessa ergonomia no trabalho é atuar de maneira restrita e parcial. Visando a melhoria da iluminação do ambiente de trabalho, ruídos, dimensões e temperatura.

• Ergonomia de conscientização

Gira em torno de palestras, cursos e treinamentos que visam educar os colaboradores sobre os hábitos e métodos de trabalho que podem ser prejudiciais à saúde. Como por exemplo, má postura, uso inadequado de equipamentos e trabalho em excesso.

Identificando o risco ergonômico

Para identificar o risco ergonômico em atividades realizadas é preciso fazer uma análise ergonômica do local. Somente assim é possível saber em quais condições o ambiente de trabalho se encontra.

Você sabe dizer se a ergonomia no trabalho da sua empresa é aplicada de maneira correta? Faça um comentário no nosso texto falando a respeito do assunto. E para ficar por dentro das novidades do setor continue acompanhando nossos textos.