Empresas irregulares podem ser autuadas segundo MTE

O Brasil registra diversos acidentes de trabalho todos os anos. Mesmo com a severa fiscalização do Ministério do Trabalho muitas empresas ainda trabalham de maneira clandestina não se importando com a saúde e segurança de seus trabalhadores. 

Essa situação envolve falta de treinamento, orientações quanto ao uso de EPI's, EPC's, verificação de currículos atentando-se para profissionais que tenham formação em determinadas áreas, implantação da CIPA e de programas de segurança como PPRA e PCMSO, além da fiscalização diária pela empresa.

Uma das causas mais graves de acidentes tem a ver com uso de EPI's (equipamentos de proteção individual). Eles não evitam que acidentes aconteçam, no entanto, podem reduzir consideravelmente suas consequências. Numa construção por exemplo, se houver queda de materiais e o profissional estiver sem botas poderá sofrer lesões nos pés. 

O mesmo pode acontecer caso não esteja de luvas, capacete, óculos de proteção, etc.

Empresas irregulares podem ser autuadas

A Segurança do Trabalho de maneira geral tem muito espaço para crescer no Brasil. Não apenas comercialmente falando mas na rotina das empresas. Muitos profissionais trabalham na ilegalidade, sem carteira assinada, ou em empresas que não possuem registro junto ao Ministério do Trabalho.

Esse quadro aumenta ainda mais os riscos de acidentes, doenças ocupacionais, afastamentos sem registrar o CAT, além do acidentado não receber apoio do INSS. Acidentes omissos ao INSS não são contabilizados o que dificulta tomada de decisão por parte do Ministério do Trabalho.

É importante lembrar que qualquer pessoa sendo funcionário ou não pode denunciar situações irregulares numa empresa. A empresa será autuada e caso não faça as devidas mudanças poderá pagar multas.

É responsabilidade de todos manter um ambiente seguro, livre de riscos e agir de forma que os números estejam cada vez mais de acordo com a realidade brasileira. Viu alguma situação irregular onde trabalha? Informe seu supervisor direto. Denuncie!

Vale lembrar que a adoção de medidas de Segurança é válida para qualquer setor. Continue acompanhando nossas postagens para ficar por dentro das novidades da área de Segurança do Trabalho.