Divisão do fogo no combate a incêndio

Divisao do FogoUm incêndio ocorre por diversas causas, dentre elas as mais comuns são: descargas elétricas, atmosféricas, sobrecarga nas instalações elétricas nos edifícios, falha humana (geradas normalmente por descuido, irresponsabilidade ou até mesmo desconhecimento).

Sabendo disso, nós preparamos esse post que visa mostrar a todos os leitores como ocorre o processo de combate a incêndio. Continue acompanhando e descubra as classes em que o fogo é dividido.

Divisão do fogo

Para combater o incêndio é necessário que o técnico tenha conhecimento sobre as classes de fogo possíveis de ocorrer no local. Ciente disso é possível optar pelo melhor meio de combatê-lo.

Para facilitar o combate a incêndio, o fogo foi dividido nas classes a seguir:

Classe A – A classe “A” é representada por materiais de fácil combustão, com a propriedade de queimar em sua superfície e profundidade, que geralmente deixam resíduos como: papel, tecidos, madeira, fibra, entre outros.

Classe B – São considerados inflamáveis os produtos que queimam somente em sua superfície, não deixando resíduos, como graxas, vernizes, óleos, gasolina, tintas, entre outros materiais.

Classe C – Quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como transformadores, motores, fios, quadros de distribuições, etc.

Classe D – Essa classe traz elementos pirofóricos como o zircônio, magnésio e titânio.

E os extintores?

Além de saber em qual categoria o fogo se enquadra é extremamente importante lembrar-se de que os extintores de incêndio devem estar em perfeitas condições de uso. Portanto, é primordial que inspeções regulares sejam realizadas.

A quantidade de extintores nos locais de trabalho é dimensionada para cada unidade extintora em função da área coberta. Independentemente da área ocupada, deverão existir pelo menos dois extintores para cada pavimento.

Você já precisou realizar algum combate a incêndio? Faça um comentário nesse texto relatando suas experiências.