Direção Defensiva e a Importância da Revisão Veicular

Direcao defensiva e revisao veicularDireção defensiva envolve a forma como nos portamos no trânsito, seja quando estamos dirigindo ou sendo pedestres. Em todos os momentos é necessário ter atenção para que assim evitemos acidentes.

É fato que a maioria deles são causados pela falta de atenção, paciência ou imperícia por parte dos condutores. Os acidentes normalmente envolvem veículos, condutores, vias de trânsito, o ambiente é o que mais influencia o comportamento das pessoas.

Abaixo conferimos alguns cuidados que podemos ter no dia a dia, pequenas medidas que trazem grandes benefícios.

VEÍCULO

O veículo apresenta diversos itens que garantem a segurança de seus passageiros, são eles: freios, suspensão, sistema de direção, iluminação, pneus e outros. Se bem cuidados e em correta manutenção podem evitar acidentes.

É preciso que o dono do veículo faça revisão constantemente, troque peças quando necessário, e o mantenha em perfeitas condições, isso garantirá maior segurança no trânsito.

PNEUS

Os pneus têm três funções importantes: impulsionar, frear e manter a dirigibilidade do veículo. É necessário conferir sempre: calibragem, desgaste, deformações na carcaça e dimensões irregulares.

Você pode identificar outros problemas de pneus com facilidade. Vibrações do volante indicam possíveis problemas com o balanceamento das rodas. Veículo “puxando” para um dos lados indica um possível problema com a calibragem dos pneus ou com o alinhamento da direção. Tudo isso pode reduzir a estabilidade e a capacidade de frenagem do veículo.

CINTO DE SEGURANÇA

O cinto de segurança existe para limitar a movimentação dos ocupantes de um veículo, em caso de acidente ou numa freada brusca. Nesses casos, o cinto impede que as pessoas se choquem com as partes internas do veículo ou sejam lançadas para fora dele, reduzindo assim a gravidade das possíveis lesões. Por isso, os cintos de segurança devem estar em boas condições de conservação e todos os ocupantes devem usá-los, inclusive os passageiros do banco traseiro.

SUSPENSÃO

A finalidade da suspensão e dos amortecedores é manter a estabilidade do veículo. Quando gastos, podem causar a perda de controle do veículo e seu capotamento, especialmente em curvas e nas frenagens. Verifique periodicamente o estado de conservação e o funcionamento deles, usando como base o manual do fabricante e levando o veículo a pessoal especializado.

DIREÇÃO

A direção é um dos mais importantes componentes de segurança do veículo, um dos responsáveis pela dirigibilidade. Folgas no sistema de direção fazem o veículo “puxar” para um dos lados, podendo levar o condutor a perder seu controle. Ao frear, esses defeitos são aumentados. Você deve verificar periodicamente o funcionamento correto da direção e fazer as revisões preventivas nos prazos previstos no manual do fabricante, com pessoal especializado.

SISTEMA DE ILUMINAÇÃO

O sistema de iluminação de seu veículo é fundamental, tanto para Você ver bem seu trajeto como para ser visto por todos os outros usuários da via e, assim, garantir a segurança no trânsito. Sem iluminação, ou com iluminação deficiente, Você pode ser causa de colisão e de outros acidentes.

FREIOS

O sistema de freios desgasta-se com o uso e tem sua eficiência reduzida. Freios gastos exigem maiores distâncias para frear com segurança e podem causar acidentes

É importante que as pessoas estejam conscientes quando na direção de um veículo, somente assim é possível diminuir o risco de acidente. Usar cinto de segurança, manter a distância, fazer revisões quando preciso, trocar os pneus, realizando esses procedimentos todos os dias consequentemente diminuiremos os riscos de acidentes.

O ISC preocupado com a diminuição dos riscos de acidentes no trânsito oferece em sua grade o Curso de Direção Defensiva, para mais detalhes acesse nosso site e solicite mais informações.