Dicas para realizar resgate em trabalho em altura

Como realizar resgate em alturaUm bom resgate não depende somente de socorrer bem a vítima, mas também de sair ileso de tal processo. É preciso que a vida do socorrista seja protegida também. Antes de mais nada, lembre-se de que no trabalho em altura a vida deve ser preservada e protegida. 

Em seguida, é necessário ter em mente que tudo deve ser feito sem improvisação. As chances de uma operação falhar no ato da improvisação são inúmeras. Continue nos acompanhando para receber mais dicas.

Observe mais dicas 

É de extrema importância deixar claro que ao salvar alguém no trabalho em altura é primordial ter atenção e qualidade na manipulação do acidentado (imobilização, contenção de hemorragia, prevenção de choque, etc). Tal ato é tão importante quanto a rapidez no atendimento.  

Antes de realizar qualquer procedimento de resgate, é imprescindível que todo sistema seja revisado. A falta de revisão pode causar danos fatais. É importante também se atentar ao princípio da simplicidade. Isso significa que é mais fácil e vantajoso descer as vítimas do que içá-las. 

Como funciona no seu ambiente de trabalho?

No trabalho em altura é valido ressaltar que em toda e qualquer situação de emergência, o Sistema de Comando de Operações (SCO) deve ser instalado. A assunção do comando e consequente desencadeamento da operação segundo um Plano de Ação é algo natural, que deve ser uma doutrina de qualquer operação de emergência, incluindo as de resgate em altura. 

Você já presenciou ou já precisou realizar um resgate? Faça um comentário no nosso post e divida conosco as suas experiências. Lembrando que em caso de dúvidas, sugestões ou esclarecimentos é possível nos contatar.