Curso NR11 riscos associados a movimentação de cargas

Riscos associados a movimentacao de cargas - Instituto SCA NR11 Segurança na Operação de Pontes Rolantes tem como objetivo determinar as condições adequadas para a realização de atividades que envolvam movimentação e/ou elevação de cargas, assim como inspeção do local, identificação do operador, além de qualificação e treinamento dos trabalhadores.

A movimentação de cargas abrange levantar, abaixar, empurrar, puxar, transportar ou deslocar uma carga. Mesmo sendo usadas máquinas e equipamentos, a realização dessas atividades pode ocasionar lesões, quedas, mortes, além de riscos ergonômicos.

A movimentação sendo feita de forma manual pode causar danos ao trabalhador, como cortes, fraturas, dores lombares, e traumatismos agudos devido aos acidentes.

Há muitos fatores que tornam a movimentação de cargas mais perigosa, o que aumenta o risco para os trabalhadores. Entre os principais riscos estão as cargas, as tarefas, o ambiente de trabalho, os indivíduos, medidas de prevenção, etc.

As cargas

Cada pessoa aguenta uma determinada carga, tem seu limite, sendo assim quanto mais pesada a carga, maior o risco de acidente. As lesões podem aumentar conforme o peso, o tamanho, a dificuldade em segurar, a instabilidade, sua forma ou dimensão, e também dificuldade em alcançá-la. Toda e qualquer carga deve ser possível ao trabalhador pegá-la nas mãos, o que evitará dores e lesões.

As tarefas

A carga horária de trabalho deve ser feita de acordo com a capacidade do indivíduo, devendo ser evitadas tarefas muito cansativas, movimentos repetitivos, além de postura que causem dor, como punhos dobrados, braços levantados, tronco torcido, etc.

Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho tem influência na ocorrência de acidentes, a empresa deve cuidar para que haja iluminação suficiente, que a temperatura esteja adequada, que o espaço para movimentação seja suficiente, evitando esbarrões, queda de caixas, de forma a garantir a integridade e segurança para os funcionários.

A curso NR11 abrange diversos tópicos, proporcionando ao aluno um maior conhecimento sobre movimentação de cargas e os cuidados necessários. Se você trabalha na área e ainda não possui certificado ou quer ampliar seus conhecimentos, entre em contato com a equipe do ISC e escolha um de nossos cursos. Quanto maior o aprendizado, menores serão os riscos de acidentes.