Como proceder quando ocorrer choque elétrico? - Curso NR 10

Como proceder em caso de choque eletricoA energia elétrica apesar de ser tão necessária em nosso dia a dia, pode causar diversos acidentes se não tivermos o conhecimento adequado. Para garantir a integridade e segurança dos funcionários ao realizar atividades que envolvam eletricidade foi criada uma NR específica. A Norma Regulamentadora que rege as áreas que envolvem eletricidade é a NR-10 a qual estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

A eletricidade em si possui grande potencial de risco ao ser humano, mesmo em baixas tensões é necessário cuidado e uso de equipamentos de segurança. É importante lembrar que o fato da linha estar desenergizada não elimina o risco elétrico, tampouco se pode prescindir das medidas de controle coletivas e individuais necessárias, já que a energização acidental pode ocorrer devido a erros de manobra, contato acidental com outros circuitos energizados, tensões induzidas por linhas adjacentes ou que cruzam a rede, descargas atmosféricas mesmo que distantes dos locais de trabalho, fontes de alimentação de terceiros.

Os choques elétricos podem ser classificados como estáticos e dinâmicos:

Choques estáticos - são aqueles provocados por descargas de capacitores ou descargas eletrostáticas (efeito comum a inúmeros materiais e equipamentos);

Choques dinâmicos - são aqueles que ocorrem frequentemente ao tocar-se nas partes energizadas de uma rede elétrica (secções vivas de condutores energizados ou por falha no isolamento da instalação ou equipamento, provocando uma tensão de contato perigosa).

Quando ocorre choque elétrico o corpo humano sofre diversos efeitos, tais como:

- elevação da temperatura dos órgãos devido ao aquecimento produzido pela corrente de choque;
- rigidez dos músculos;
- comprometimento da respiração;
- efeito de eletrólise, mudando a qualidade do sangue;
- deslocamento dos músculos e órgãos internos da sua devida posição;
- comprometimento de outros órgãos, como rins, cérebro, órgãos genitais e reprodutores;
- etc.

Alguns cuidados são importantes caso ocorra um acidente do gênero no ambiente de trabalho, entre eles:

- manter a calma;
- não dar bebidas à vítima;
- desligar a chave geral;
- acionar a emergência para que sejam prestados os primeiros socorros;
- nunca deixar a vítima sozinha;
- não fazer movimentos bruscos para não prejudicar a vítima.

É de grande importância ter conhecimento acerca das diretrizes abordadas pela NR 10 , desta forma será possível minimizar os riscos de acidentes que ocorrem no ambiente de trabalho. A informação é a melhor ferramenta para a realização de uma atividade com segurança.

Você é eletricista? Trabalha na área? Possui formação certificada? O ISC oferece diversos cursos, entre eles o Curso NR10. Invista na sua carreira em 2016, acesse nosso site e saiba mais detalhes.