Curso NR 01 novo curso oferecido pelo ISC

NR 01 - Instituto SCQuem trabalha na área de Segurança do Trabalho precisa ter conhecimento sobre grande parte das NRs, uma vez que elas determinam as condições necessárias para um trabalho seguro e cooperam para a integridade física do trabalhador.

Empresas que admitam funcionários regidos pela CLT são obrigadas a seguir as diretrizes de cada NR conforme área de atuação. NR 10 no caso de atividades que envolvam eletricidade, NR 9 para a criação e implementação do PPRA, NR 11 para empresas que utilizem transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, NR 33 para trabalho em espaços confinados, entre outras.

É importante que o funcionário receba treinamento adequado sobre o setor em que vai trabalhar, sobre o uso de máquinas e equipamentos, uso de EPI's, uniforme, a quem se reportar, e quais medidas de segurança devem ser seguidas.

As orientações descritas na NR 1 envolvem obrigações tanto por parte do empregador quanto do empregado, sendo assim, é necessário que ambos estejam lado a lado com o objetivo principal de disceminar a cultura de segurança e assim reduzir o número de acidentes.

Funções do empregador

- fazer com que as medidas de segurança sejam cumpridas;
- informar sobre todos os riscos de acidentes;
- orientar sobre as medidas de segurança;
- orientar quanto aos exames necessários para o início do trabalho;
- orientar sobre o uso de EPI's;
- saídas de emergência, etc.

Funções do empregado

- cumprir as orientações determinadas pelas NRs;
- usar EPI's de acordo com suas tarefas;
- realizar todos os exames solicitados pela empresa;
- colaborar com as medidas de segurança adotadas pela empresa.

É obrigação de todas as empresas seguir o que determina as Normas Regulamentadoras. Caso o empregado não cumpra essas orientações é considerado ato faltoso. O funcionário precisa compreender que tal comportamento influencia na redução de acidentes. Quanto menor a quantidade de acidentes melhor a qualidade de vida organizacional.

A NR 1 é o novo curso oferecido pelo ISC em 2016, está disponível em nossa plataforma inovadora. Tem interesse no curso? Quer saber mais detalhes? Entre em contato através do nosso site, e-mail ou 0800.