Quem deve fazer o curso de Combate a Incêndio e Brigadista?

Combate a incendios e BrigadistaO Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou a norma regulamentadora NR 23, em que determina a criação de uma brigada de incêndio nas empresas, para que sejam observadas as normas de segurança, de prevenção e combate ao princípio de incêndio nos locais de trabalho.
Portanto, quando falamos em brigada de incêndio na segurança do trabalho, não nos referimos ao batalhão dos bombeiros, mas sim, uma brigada que consiste nos trabalhadores da própria empresa.

Como é escolhida a brigada de incêndio na empresa?

Os trabalhadores que se interessarem a participar da brigada de incêndio na empresa deverão expressar esse desejo ao se voluntariarem para tal tarefa.
Mesmo que nenhum trabalhador se voluntarie e a empresa precise indicar alguém, esta pessoa deverá expressar o seu desejo em participar, sendo proibida a imposição de tal tarefa.
Isso se deve ao fato de que nem todo indivíduo tem como característica inerente liderar e organizar situações dessa natureza.

A capacitação dos trabalhadores que compõem a brigada de incêndio

Depois de formada, a brigada de incêndio no local de trabalho deverá receber treinamentos e capacitação para atuar nas situações que exijam a tomada de medidas emergenciais de combate ao incêndio.
Esses trabalhadores deverão fazer o curso para que fiquem aptos a liderarem as situações de emergências por meio de certificação. Esse curso deverá ser ministrado em uma instituição que seja registrada no Ministério da Educação e Cultura emita certificados.

O curso básico em combate a incêndio para os brigadistas

O curso básico em combate a incêndio para os brigadistas tem a carga-horária de 16 horas, divididas em 5 módulos.
No curso, os trabalhadores que compõem a brigada de incêndio de seu local de trabalho estudarão disciplinas que o capacitem a:
• Identificar como a propagação do fogo, fumaça e gases quentes acontece;
• Identificar e neutralizar os fatores que contribuem para a evolução de um incêndio;
• Compreender qual a influência da ventilação sobre o incêndio;
• Identificar os efeitos da fumaça e como controlá-la;
• Compreender as características do isolamento térmico, entre outros.

Além disso, os trabalhadores também terão a oportunidade de aprenderem todas as medidas para extinguir um incêndio, bem como a evacuação do local de trabalho por meio do uso de:
• Escadas e acessos de segurança;
• Sistemas de iluminação de emergência;
• Uso do elevador de segurança;
• Meios de aviso, alerta e sinalização aos outros trabalhadores;
• Extintores de incêndio portáteis e sobre rodas;
• Sistemas de hidrantes, entre outros.

Como mencionado anteriormente, os certificados deverão ser emitidos por um estabelecimento registrado no MEC e deverá ter validade em todo território nacional.

Ter uma brigada de incêndio no local de trabalho, além de ser uma medida que deixa a empresa em dia com as leis do Ministério do Trabalho e Emprego, garante aos seus colaboradores um ambiente seguro e que oferece condições ideais de trabalho, permitindo que eles possam executar suas funções com tranquilidade.