Conheça um pouco mais sobre a NR11

Seguranca com movimentacao de cargasA NR11 trata-se de um Regulamento Técnico de Procedimentos para Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. Esta NR estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho em relação ao transporte, à movimentação, à armazenagem e o manuseio de materiais para evitar acidentes no local de trabalho.

A NR11 também define as Normas de segurança para operações com guindastes, elevadores, máquinas transportadoras, assim como transportadores industriais (empilhadeiras). Os tipos de empilhadeiras são: a gás, elétrica, diesel e gasolina. É de extrema importância lembrar que para ambientes confinados somente deverão ser utilizadas empilhadeiras elétricas.

NR11 e a segurança

Vale ressaltar que os operadores de equipamentos de transporte motorizado devem ser habilitados e somente poderão dirigir se durante o horário de trabalho portar um cartão de identificação, constando nome e foto, em lugar visível.

Este cartão possui validade de um ano e só poderá ser restituído com exame médico geral, por conta do empregador. É de extrema importância e obrigatório que a empresa forneça treinamento para os funcionários. Entre os equipamentos utilizados na movimentação de materiais estão:

* Guinchos;
* Pontes-rolantes;
* Monta-carga;
* Talhas;
* Empilhadeiras;
* Elevadores de carga;
* Guindastes;
* Esteiras-rolantes;
* Ascensores;
* Transportadores de diferentes tipos.

Estes transportadores de diferentes tipos devem ser calculados e construídos para oferecer segurança, conservação e boas condições de trabalho. Além disso, deve ter sua carga máxima exposta visivelmente e sinal de aviso sonoro (buzina).

Caso o aviso sonoro, luzes, ou sinalização venham a apresentar falhas, a empresa deverá ser imediatamente informada para que possa providenciar o conserto o mais rápido possível.

Responsabilidades do operador na NR11

O operador de empilhadeira é responsável pelo equipamento (máquina), e ele jamais poderá permitir que outra pessoa (que não tenha o certificado) opere a máquina. Pois, caso ocorra um acidente, o operador será responsabilizado pelo fato. O que pode se tornar um fato totalmente desagradável.