Como prevenir incêndio no local de trabalho

Incêndios assim como outros acidentes podem causar danos ao patrimônio, aos funcionários e ao empregador. Se não houver medidas de prevenção na rotina do trabalho, orientação aos trabalhadores e treinamento o número de acidentes pode ser maior.

Há inúmeras situações que podem causar indêndios no local de trabalho entre elas descarga elétrica, sobrecarga em equipamentos, curto-circuito, e muitas outras. Independente do porte da empresa ela deverá adotar medidas que tenham como objetivo diminuir situações de risco. 

Medidas de segurança

  • - Nunca obstruir o acesso aos extintores de incêndio;
  • - Evitar empilhar materiais que possam cair;
  • - Fazer limpeza constante no ambiente de trabalho; 
  • - Não reutilizar embalagens de produtos inflamáveis;
  • - Manter as portas da saída de emergência sempre livres;
  • - Avaliar se o local de trabalho oferece risco de incêndio;
  • - Verificar data de validade dos extintores;
  • - Não fumar em locais que possam ter substâncias inflamáveis; etc.

Algumas medidas de segurança são simples e se seguidas com responsabilidade podem salvar muitas vidas. O extintor de incêndio por exemplo tem data de validade caso o funcionário tenha percebido que está expirando pode informar ao superior imediato.

Geralmente em escritórios é comum o acúmulo de papéis no caso de incêndio eles potencializam o fogo. Por isso é necessário que os funcionários criem o hábito de manter suas mesas sempre limpas e organizadas. Documentos importantes devem ser arquivados o restante deve ser jogado fora.

Sobrecarga na rede elétrica ocorre muitas vezes por ter muitos equipamentos ligados na mesma tomada, fios desencapados, ou mesmo uso de T, tudo isso deve ser evitado e também verificado pela CIPA e Brigada de incêndio.

É comum ver clientes fumando em postos de gasolina porém é um grande risco não apenas para eles mesmos, como para os funcionários e demais pessoas que estejam próximo ao local. Os postos devem orientar que combustível é inflamável e pode causar incêndio.

O ISC oferece diversos cursos em Segurança do Trabalho, entre eles NR 10, Combate a incêndio e Bridadista, Direção defensiva, entre outros. Tem interesse em um curso específico? Entre em contato conosco e solicite mais informações.