Como ocorrem as explosões?

Como evitar explosoesA explosão é um fenômeno caracterizado pela liberação rápida de energia. A velocidade em que a energia é liberada distingue a explosão de um incêndio, apesar de não existir uma demarcação extra entre um incêndio ou as explosões. 

Continue acompanhando nosso post de hoje e observe de onde as explosões podem advir. 

Um pouco sobre as explosões 

  • A) Da liberação de energia gerada por oxidação rápida. Exemplo: explosão de vapores de gasolina no ar;
  • B) Liberação da energia causada por uma pressão excessiva. Exemplo: explosão de uma caldeira;
  • C) Liberação da energia gerada por uma decomposição rápida. Exemplo: explosão de dinamite;
  • D) Liberação da energia gerada por fusão nuclear. Exemplo: uma bomba de hidrogênio;
  • E) Explosões causadas por pós. Todos os pós originários de substâncias orgânicas de metais combustíveis, desde que estejam em suspensão e em quantidade adequada no ar, poderão entrar em combustão devido a qualquer fonte de ignição, por menor que ela seja, produzindo uma explosão. Por algum tempo pensava-se que esse tipo de explosão ocorria somente nos produtos granulados, tais como trigo, centeio e outros cereais. No entanto, atualmente é comprovado que essas explosões não são restritas apenas a essas substâncias. 

Portanto é necessária a adoção de medidas de prevenção contra explosões, tais como monitoramento dos limites de explosividade com a utilização de explosímetro; armazenamento adequado; ventilação exaustora e diluidora; instalação elétrica à prova de explosão; entre outros. 

Você já presenciou alguma explosão? Divida conosco suas experiências fazendo um comentário na nossa postagem de hoje. Além disso, não deixe de compartilhar os nossos conteúdos nas suas redes sociais. Em caso de dúvidas, sugestões ou esclarecimentos entre em contato conosco.