Como o stress diminui a produtividade do trabalhador?

O mercado de trabalho atualmente apresenta diversos desafios como prazos, metas a cumprir, pressão psicológica por resultados, melhor desempenho como profissional, etc. Todo esse cenário acaba gerando stress e consequentemente diminui a produtividade.

Independente da função todos estamos sujeitos a sofrer com o stress no dia a dia. De acordo com o Ministério do Trabalho anualmente milhares de trabalhadores são afastados de suas funções, em casos mais graves é necessário acompanhamento médico e uso de medicamentos.

Mesmo o stress tendo sido causado pelo ambiente de trabalho é fato que essa situação acaba interferindo em outros aspectos como vida pessoal, relacionamento com a família e consigo mesmo, estudos, amigos, etc.

Stress x afastamento

O stress é um dos motivos que causa mais afastamento do trabalho por 15 dias. Perde apenas para quedas e Dorts. Muitas vezes o indivíduo não percebe o que está acontecendo e demora buscar ajuda especializada.

Causas do stress

  • - falta de motivação;
  • - falta de satisfação;
  • - alta rotatividade;
  • - falta de perspectiva;
  • - mudanças internas constantes (troca de gerência, prazos, setor, etc.);

É fato que profissionais que estejam num ambiente saudável tendem a melhorar seu rendimento. Muitas vezes reconhecendo o que causa esse stress e tratando logo no início as chances de melhora são maiores.

Diversas empresas adotam medidas simples com o objetivo de diminuir a rotatividade, os afastamentos e aumentar a produtividade. Esse é um assunto que pode ser abordado na SIPAT.

Você já sofreu stress no seu ambiente de trabalho? O que fez para melhorar? Compartilhe sua experiência.