Como o eSocial está transformando a rotina do RH?

Antes da criação e implantação do eSocial grande parte das empresas seguia seu próprio calendário quando o assunto era admissão, demissão, férias e outras demandas do RH. Após a obrigatoriedade do novo sistema criado pelo governo todas as empresas precisam prestar contas dentro do prazo estipulado.

O eSocial é uma ferramenta eletrônica para a prestação de contas onde as empresas registram todas as informações das áreas trabalhista, previdenciária e fiscal. Evitando assim fraudes e garantindo que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.

Quem são os responsáveis pelo eSocial?

* Caixa Econômica Federal (CEF);
* Receita Federal do Brasil (RFB);
* Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
* Ministério da Previdência Social (MPS);
* Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Mudanças na rotina do RH

Antes do eSocial as empresas podiam receber documentação, fazer novo registro, assinar contrato do funcionário mesmo após ter iniciado suas atividades. Agora o trabalhador só poderá começar suas atividades após todos os tramites. 

Ao inserir e enviar dados ao sistema o responsável do RH precisa estar atento à veracidade das informações, caso contrário precisará corrigir e reenviá-los.

Itens que precisam de atenção

  • * Registro de férias;
  • * Horas extras;
  • * Registro de estagiários;
  • * Vale transporte;
  • * Vale alimentação; e demais benefícios.

Devido à complexidade do sistema muitas instituições oferecem treinamentos e buscam sanar as dúvidas de profissionais que precisam ter contato com o eSocial todos os dias.

A empresa em que trabalha promove diálogo sobre essas mudanças? Você tem alguma dúvida sobre o eSocial? Comente sua experiência.