Como o ambiente de trabalho influencia na saúde do trabalhador

Quando alguns especialistas afirmam que o trabalho é uma segunda família é porque o profissional passa mais tempo trabalhando do que em casa ou fazendo outra atividade. Por isso é tão comum esse ambiente influenciar em sua saúde.

Nos grandes centros urbanos como Rio, São Paulo, Curitiba grande parte das pessoas precisa acordar muito cedo para estar no trabalho devido a distância. Muitas pegam mais de uma condução e caso perca o horário chegam atrasadas. Em São Paulo é comum dois/três metrôs para chegar ao destino. Tudo isso e o horário de trabalho nem começou.

O ambiente de trabalho

A rotina começa com ligações, leitura de e-mails, reuniões, cobranças e o profissional que mal se instalou em sua mesa precisa ser rápido e responder todas as solicitações prontamente. O ambiente de trabalho funciona dessa forma todos os dias.

Além disso, há piadas internas, fofocas, desentendimentos, o que a longo prazo pode gerar um certo desconforto. Esse ambiente pode se tornar desagradável e influenciar diretamente na saúde do trabalhador.

Estresse no trabalho

Ter dor de cabeça, dores nas costas, cãimbras, indisposição uma vez ou outra é completamente normal e aceitável. No entanto, quando essa situação que era exceção se torna rotina é preocupante e merece atenção.

Muitos profissionais são diagnosticados com estresse e precisam se afastar de suas funções pois afeta sua concentração, rendimento, e sua saúde de maneira geral. É importante que a empresa tenha programas de acompanhamento e mensure o clima organizacional.

Muitas vezes pequenas medidas podem surtir em grandes melhorias. O profissional pode ser chamado para conversar em particular e analisar caso a caso ou levantar a questão no diálogo de segurança para que todos possam expor como enxergam tão situação e assim sugerir mudanças.

Você já sofreu estresse devido ao trabalho? Precisou se ausentar? Como foi essa experiência? Conte-nos como foi deixando um comentário nesse post.