Como funciona o treinamento da CIPA?

CIPAMuitas pessoas não sabem como funciona o treinamento da CIPA, portanto separamos um post somente para tratar desse assunto tão importante. Acompanhe para saber mais sobre o treinamento.

É de extrema relevância que a empresa ofereça treinamento para todos os membros da CIPA, assim como seus titulares e suplentes, antes da posse (subitem 5.32). O treinamento em primeiro mandato será efetuado no prazo máximo de 30 dias, contados a partir da data da posse (subitem 5.32.1).

Qual a carga horária e quem ministra o treinamento?

O treinamento normalmente possui uma carga horária de 20 horas, distribuídas em, no máximo, 8 horas diárias e, além disso, costuma ser realizado durante o expediente normal da empresa (subitem 5.34).

O treinamento poderá ser ministrado pelo SESMT da empresa, pela entidade patronal, pela entidade de trabalhadores, ou por profissionais que tenham conhecimentos sobre os temas ministrados (subitem 5.35).

Funcionamento no geral

A CIPA será ouvida sobre o treinamento a ser realizado, inclusive quanto à entidade ou ao profissional que o ministrará, constando sua manifestação em ata, cabendo à empresa escolher a entidade ou o profissional que ministrará o treinamento (subitem 5.36).

Quando comprovada a não observância ao disposto nos itens relacionados ao treinamento, a unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego determinará a complementação ou a realização de outro, que será efetuado no prazo máximo de 30 dias, contados da data de ciência da empresa sobre a decisão (subitem 5.37).

A CIPA é uma das ferramentas mais importantes da Segurança do Trabalho, portanto a empresa que possui essa ferramenta de modo atuante já tem muito a ganhar. Visto que, o ambiente de trabalho certamente promoverá mais segurança aos trabalhadores.
Quer saber mais sobre o assunto? Deixe sua opinião ou dúvidas fazendo um comentário nesse post.