Como funciona a NR13?

Como funciona a NR 13A Norma Regulamentadora NR13 foi criada no ano de 1978. Essa NR visa condicionar a operação de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando sempre a segurança e a saúde dos trabalhadores.

As caldeiras são equipamentos que produzem e acumulam vapor sob pressão superior à atmosférica, que pode utilizar quaisquer fontes de energia, projetados conforme códigos pertinentes, executando-se refervedores e similares.

Já os vasos de pressão são equipamentos que contém fluídos sob pressão interna ou externa, diferente da atmosférica. As tubulações, portanto são um conjunto de linhas, incluindo seus acessórios, projetadas por códigos específicos, destinadas ao transporte de fluídos entre equipamentos de uma mesma unidade de uma empresa dotada de caldeiras ou vasos de pressão.

Conheça a importância desta NR para a indústria

A NR13 existe para diminuir o risco de acidentes de trabalho, garantindo assim a segurança dos trabalhadores. Um acidente com uma caldeira, além de ser algo desastroso, põe em risco a vida do trabalhador, o que pode resultar num acidente fatal.

Por esse motivo é de extrema importância que as indústrias no geral, levem em consideração a normatização, e que todos os trabalhadores possam seguir fielmente todas as exigências da NR13.

Vasos de pressão, assim como as caldeiras precisam obrigatoriamente dispor da documentação, que conste seu projeto de instalação, fabricação, montagem e todas as operações que ocorreram durante a vida útil do equipamento.

Treinamento e não cumprimento da NR

O treinamento de segurança na operação de caldeiras e vasos de pressão deve ser supervisionado tecnicamente por um PH (Profissional Habilitado). Além disso, precisa ser ministrado apenas por profissionais capacitados, assim como obedecer ao curriculum mínimo para treinamento de segurança na operação de caldeiras. O não cumprimento da NR13 pode acarretar multas para a indústria, ou a mesma pode até ser interditada.